REVISTA PAUTA GERAL 78
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

Ruptly: em busca de um protagonismo
Nno mercado dominado pelas agéncias
do Ocidente

Maria Cleidejane Esperidido!

Resumo

Este artigo € um esforco interpretativo para analisar a agéncia de noticias russa
Ruptly, que comecou a operar em 2013. Contextualizamos o papel dela como
um novo ator na irigacdo atual do sistema noticioso do telejornalismo mundial,
desafiando agéncias ocidentais como Reuters TV e Associated Press Television
News (APTN). Usamos como estratégia de pesquisa o levantamento de dados e a
revisdo de literatura. Trés fatores podem ter contribuido para seu crescimento: a
emergéncia da narrativa russa de se contrapor d hegemonia europeia e
americanag; a fransicdo das agéncias no modo de disseminar seus conteudos
para clientes que atuam ndo apenas como emissoras, mas, como veiculos
multiplataforma integrados; e ao esgotamento do modelo de negdcios.

Palavras-chave: Agéncias de noticias. Ruptly. Jornalismo internacional.

Abstract

This paper seeks to discuss the arrival of the Russian news agency Ruptly, launched
in 2003. Nevertheless, is an attempt to contextualize its role as a new player within
the global news ecosystem, challenging the duopoly of two giants: Reuters TV and
Associated Press Television News (APTN). The paper is based on data collection
and literature review. This article claims that the rise of Ruptly was mainly due to
three factors: the emergence of the Russian narrative as an alternative and
opposition to European and American hegemony; to the transition of agencies in
the way they disseminate their output/content to clients, not only broadcasting
stations but multiplatform media outlets; and to the erosion of a business model
drafted over a media environment that partially tore those rules.

Keywords: News agencies. Ruptly. International Journalism.

1 Jornalista e editora internacional. Cobriu os principais temas destacados pela midia
global desde 2006.Tem Doutorado em Comunicacdo Social pela Universidade Metodista
de S&o Paulo, com énfase nas agéncias de noticias internacionais. Estuda noticias
infernacionais desde 1996, quando fez mestrado em Jornalismo na escola de jornalismo
da Cardiff University, na Inglaterra. Foi bolsista do Reuters Institute for the Study of
Journalism, em Oxford, na Inglaterra. E-mail: mariacleidejane@hotmail.com.

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 79
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

Introducao

A escassez de estudos e o ainda timido interesse sobre agéncias de noticias nas
universidades brasileiras por si sO j& justificaria uma atencdo especifica aquelas que
dominam o escoamento de imagens para canais de televisdo do mundo. Décadas se
seguiram nas escolas de comunicacdo com uma producdo pifia do reconhecimento
dessas empresas, que herdaram o legado de suas “marcas”, gestado na metade do
século 19 (SILVA JR; ESPERIDIAO; AGUIAR, 2014). A partir dos anos 1960, elas se
tornaram atores-chave na globalizacdo. Portanto, essa desproporcionalidade diante do
gigantismo discursivo das agéncias e suas influéncias nas narrativas do jornalismo
mundial é um resgate necessario. Agéncias vendem e distribuem muito mais que noticias.
Negociam, na verdade, uma “garantia de cobertura” e, principalmente, uma visdo do que
merece ser “noticia” no mundo (ESPERIDIAO, 2011).

O contetdo vendido pelas agéncias é postulado pelas empresas como crivel,
abrangente e de diversos temarios. Mas os despachos fornecidos por elas tém sido objeto
de critica, mais intensamente a partir da década de 1970, quando a Unesco sistematizou
esses questionamentos e propds inseri-los dentro da Nova Ordem de Comunicacao
Mundial, a Nomic. Um dos pontos centrais daquele debate era o alinhamento das
agéncias com interesses politicos e econémicos das superpoténcias em detrimento do
“eixo-sul” do planeta (paises pobres e em desenvolvimento), que acabava se refletindo
nos seus informes. Uma acusacado sempre relativizada e negada pelas agéncias. Intenta-
se aqui descrever como um novo nome de servigo noticioso se comporta: a agéncia russa

Ruptly, criada a partir de abril de 2013.

Inventério historico das agéncias e o asset da neutralidade

Associated Press e Reuters resistiram em operar transmissdes de imagem e audio
gue até o final da década de 1980 se constituiam em operagfes carissimas e pouco
rentaveis. Nos anos 1960, os satélites de comunicacdo j& haviam provocado uma
revolucdo para as agéncias de escopo similar ao daquela causada pelo telégrafo, um
século antes. Todavia, s6 a partir dos anos 1990 concretizou-se 0 que Manuel Castells
(2005) caracteriza como a globalizacdo econémica completa, ligando, em tempo real,
centros financeiros e administrativos e articulando, em niveis nunca antes vistos, a
convergéncia entre a tecnologia, a informatica e as telecomunica¢fes. Foi assim que a

Associated Press Television News e a Reuters Television, que carregaram o prestigio de

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 80
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

suas “marcas-mae” e se estabeleceram por meio de parcerias cruciais com as emissoras
americanas e britanicas.

A Visnews, sediada em Londres, foi oficialmente a primeira agéncia telejornalistica
e surgiu em 1964, ainda encorajada pelo modelo semicomercial de distribuicdo de
imagens e audio operado desde a Segunda Guerra Mundial pelo entdo The British and
Commonwealth International Newsfilm Agency, o BCINA (PATERSON, 2011). Era
controlada inicialmente pela emissora publica britAnica British Broadcasting Corporation
(BBC) e pela Reuters, sendo o restante do capital dividido entre uma série de servigcos
publicos de informagéo de ex-coldnias britanicas, como o Australian Board Corporation.
No entanto, para enfrentar a concorréncia nesse terreno fértil de possibilidades comerciais
via satélite, foi preciso se associar a National Broadcasting Company, a NBC, pioneira na
radiodifusdo americana, que, aos poucos, foi comprando o espdlio dos outros acionistas
minoritarios.

Dez anos depois de formada, a Visnews ja havia arregimentado 160 emissoras
como assinantes, contratado 24 cinegrafistas e reunido 400 colaboradores, além de
prover os clientes com novos servigos, como a cessao de fotos e filmes datados desde
1896, a terceirizacdo de equipamentos e o fornecimento de pessoal (TORNEY-PARLICKI,
2000). Além da BBC, a Independent Television News (ITN) associou-se em 1967 a UPI
para disputar 0 mercado, especialmente nas suas zonas de influéncia mais definidas:
Estados Unidos e América Latina. A UPI j& acumulava alguma experiéncia na empreitada:
desde 1935 vendia boletins em varios idiomas para emissoras de radio e era parceira da
Fox Movietone/20th Century Fox, dissipando imagens para cadeias de cinema e televisdo
nos Estados Unidos e na Europa. Soberanas no segmento comercial, ainda que nao
exclusivas no intercambio entre emissoras, a Visnews e a UPITN repartiram a alimentagéo
de informes televisivos durante a década de 1970, com o0 nascimento em cascata de
emissoras nos paises subdesenvolvidos. Essas empresas assinavam contratos para
viabilizar a abertura de sucursais no exterior, pois os grandes eventos do dia seriam,
enfim, relatados por seus correspondentes, usando basicamente o farto material de
agéncia.

Em 1985, depois de anos registrando prejuizos que contaminaram as outras
divisbes da UPI (texto e foto), a UPITN foi adquirida pela Worldwide Television News
(WTN), da Capital Cities Corp, e pela rede America Broadcasting Company (ABC), do

grupo Disney, que, por sua vez, em 1996, passou a controlar totalmente a WTN, disposta

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 81
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

a ocupar o lugar de maior provedor de noticias para emissoras internacionais. Em 1992, a
Reuters incorporou de vez ao seu portfélio de holdings a Visnews, comprando as a¢des
remanescentes da BBC e NBC.

A AP oficializou seu brago audiovisual em 1994, adotando uma estratégia de
marketing segundo a qual estaria mais isenta de “influéncias” externas: aparecia no
cenario como uma empresa “puramente voltada” a atividade jornalistica, avessa as fusoes,
desatrelada das grandes corporagfes e emissoras (caso da WTN), e cujo Unico negdcio
era mesmo “vender” noticias. Essa descri¢cdo particularmente se contrapunha & imagem
da maior concorrente, a Reuters TV, cujos produtos de midia representavam apenas de
5% a 10% do faturamento do grupo empresarial de inteligéncia informativa®2. Em 1998,
quatro anos depois de inaugurar suas primeiras instalagées, a APTV comprou 80% das
acOes da ABC da WTN (ex-UPITN) por 55 milhdes de ddlares, tornando-se APTN.

Nesse cenario, a rede americana CBS nunca estabeleceu vinculos acionarios com
as agéncias de televisdo como as rivais NBC e ABC. Todavia, comportava-se como forga
paralela, ndo somente pela dimensdo ocupada dentro dos Estados Unidos, mas,
essencialmente, porque desde a década de 1970 também atuava como distribuidora de
suas reportagens para emissoras (“CBS-I"), bem como cedia sua infraestrutura para
operacdes no exterior.

Apesar de as agéncias terem sido inicialmente concebidas na Europa como
propriedades privadas, governos logo se envolveram no gerenciamento e/ou
funcionamento das transmissdes de noticias, acessando, controlando e pulverizando um
volume informativo bilateral (o que saia e entrava), disseminando ideias e, acima de tudo,
projetando uma imagem positiva no exterior. Isso se deu por uma infinidade de
mecanismos juridicos que incluiam desde a propriedade direta das agéncias até
financiamentos de canais seguros de comunicacao, subsidios e concessao de tarifas. Por
meio da construgcdo de uma agéncia transnacional que operava em parceria com as
“quatro grandes”, os governos se posicionavam enquanto Estados. Em certa medida, hoje
0s canais de noticia 24 horas reproduzem esses papé€is, ao aspirarem a um status
internacional para promover os interesses locais da “nagéo” (BOYD-BARRETT, 2002b;
BOYD-BARRETT, 2010; SHRISVASTAVA, 2007).

2 Formado por uma série de holdings que ofereciaom desde transacdes financeiras,
servicos de consultoria juridica e impostos, até produtos informativos e gerenciais nas
dreas de saude e ciéncia.

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 82
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

Tunstall e Palmer (1991) comparam o trabalho dos primeiros correspondentes das
agéncias ao de um diplomata, administrando conflitos internos em nome de interesses
externos, e vice-versa; transitando em ciclos militares, politicos e comerciais, fossem eles
radicais, progressivos ou moderados, e furando a concorréncia e 0s jornais por meio da
troca de favores. Prue Torney-Parlicki (2000) lembra que os cinegrafistas da entdo
Visnews tinham passe livre para circular em regimes fechados, como Coreia do Norte e
China. Na tentativa de desatrelar seus servicos a da agenda estatal, as agéncias
promulgaram em seus principios independéncia, liberdade e exatiddo e trataram de
colocar, debaixo do tapete, seu papel historico de produzir desinformacgdo patridtica nas
guerras. Nos anos 1990, a diplomacia soft se desloca sem da esfera das agéncias para se
firmar nos terrenos dos canais por cabo e satélite, como a CNNI, que assume, com a o
potencial tecnoldgico dos satélites, uma suposta mediacdo critica e imparcial do relato
internacional, evidentemente contestada ( BOYD-BARRETT, 2010; THUSSU, 2006).

Agéncias anglo-americanas e europeias construiram um simulacro de modelo
jornalistico tolerado por clientes (jornais) com interesses, idiomas e zonas de tempo
diferenciados. A objetividade emergiu, assim, como um recurso material, cultural e
econdémico. Coube as agéncias fazer relatos informativos sobre o que aconteceu, sem
ocupar-se com contextos e andlises interpretativas além da classica equagdo da noticia
(Quem? O qué? Quando? Como? Onde? Por qué?).

O correspondente do jornal ou da emissora se encarregaria da reportagem,
escapando de padrdes, ouvindo vozes multiplas, reelaborando contextos, enquanto as
agéncias seguiriam reproduzindo somente fontes “criveis”, em geral, autoridades. Mesmo
guando submetidas a pressao industrial, logistica, politica e comercial (os interesses dos
maiores clientes, 0s governos, o tempo, 0s recursos), as agéncias, como fontes para
conglomerados midiaticos, repousaram seus principios em transparéncia e neutralidade
por meio de seus processos seletivos. Os manuais das agéncias inclusive deixam claro
gue o cliente precisa saber se a viagem até a zona de guerra foi viabilizada por unidades
de exército ou se o video foi cedido por organizagbes ndo governamentais ou, ainda,
disponibilizados por fontes anbnimas da internet. Foi por meio dessas estratégias
discursivas que as agéncias consolidaram o brand que seus textos sdo despidos de um
“viés ideolodgico”. Por fim, cristalizou-se a ideia de que cada cliente seria responsavel pela

acomodacao do conteudo, adaptando-o aos seus interesses.

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 83
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

A narrativa russa

Depois de sair vitorioso das urnas e voltar ao Kremlin em 2010, Vladimir Putin
reconquistou sua popularidade prometendo uma “Russia” que sobreviveu aos ataques
constantes de um Ocidente decadente. Pouco a pouco, nas palavras de Daria Litvinova
(2018), “Putin foi construindo um poder vertical, um sistema em que o poder politico &
centralizado e acumulado por Moscou, com outros atores se reportando ao Kremlin ou
sendo controlados por ele”. O pilar midiatico erguido por Putin também fez parte dessa
guinada para uma espécie de reprogramacédo da identidade russa. O fato € que, segundo
Litivinova, 86% dos russos ainda se alimentam das noticias do mundo pela televisao, cuja
rede é dominada por canais estatais®.

O canal 24 horas Russia Today (Rossiya Segodnya) foi langado em 2005,
projetando-seo como uma espécie de versdo russa da “BBC”, com objetivo de ajudar no
desmante do esteredtipo russo no mundo e, por conseguinte, a percepgéo do Ocidente de
gue o pais era sinbnimo de muito frio, comunismo e pobreza (ibid). Em 2013, um decreto
presidencial (legal) transformou a agéncia Ria Novosti em outra instituigdo, com um novo
foco: promover as politicas russas no mundo. A desculpa oficial era buscar economia de
despesas. A agéncia se fundiu com a emissora de radio Golos Rossii. Todavia, como
relata a autora do artigo, a Ria Novosti gerava negécios e tinha custo reduzido, se
comparado a emissora VGTRK, também controlada pelo governo.

E um processo nebuloso que até hoje o establishment russo evitou se explicar.
“Nos nos tornamos muito autossustentaveis e independentes? Nés despertamos a ira do
Kremlin por cobrir extensivamente os protestos de 2011 e 2012?”, questiona Litvinova
(ibid.). No ano seguinte, uma lei aprovada proibiu que estrangeiros criassem empresas de
midia no pais. A legislagdo também limita a participagédo a participacdo de outros paises
nas acdes das empresas russas.

Em abril de 2013, a Ruptly foi inaugurada a luz desse contexto, com objetivo de
contemplar e atrair um maior niumero de clientes. N&o seriam apenas as emissoras de
outros paises ou 0s servigos de 24 horas de noticias em canais a cabo. Havia, sobretudo,
um projeto ambicioso: vender videos para sites, blogues e canais na internet nanicos, que
jamais poderiam arcar com os custos de uma assinatura como a Reuters TV ou APTN, ou

nem mesmo as outras duas que disputam o mercado, a francesa AFPTV e os servigos da

3 Sobre as questdes da RT e outras midias como instrumentos da mdaquina de propaganda
russa, veja também DOWLING (2017), ERLANGER (2017), RUTENBERG (2017).

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 84
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

espanhola EFETV. A Ruptly chegou com uma agenda clara: abandonar clausulas rigidas
de contratos, barated-los e dissipar temarios que colidiriam com o critério de
noticiabilidade das concorrentes.

Um ano depois de se estabelecer num dos lugares mais caros de Berlim, um
editorial da revista alema Spiegel Online (SPIEGEL STAFF, 2014) descrevia a Ruptly
como um timido plano pra tentar se contrapor a Reuters e AP, enquanto a RT, apenas 9
anos depois de ser criada, ja tinha ultrapassado a rede internacional americana CNN
guando se comparava videos compartilhados no YouTube, perdendo apenas para BBC,
com 1.2 bilhdes de visualizagdes. “O Kremlin investe 100 milhées de euros por ano nos
veiculos de comunicagéo russos para influenciar a opinido publica do Ocidente” (ibid.).

O aparecimento da Rutply gerou desconfianga no mercado, tanto para quem
consome direta ou indiretamente (publico), para quem usa e compra Seus Servigcos
(jornalistas e/ou empresarios). As agéncias formaram seus nichos. HA quase um
consenso nas redacdes de que a EFE e AFP se saem bem nas coberturas latino-
americanas; em alguns casos, como nos Estados Unidos, a AP esta no patamar a altura
da Reuters, aquela que funciona como uma referéncia para redatores e editores
impossibilitados de apurar com seus proprios recursos. A Reuters tem um capital
simbdlico de credibilidade em todos os assuntos e regifes.

A pergunta é: haveria, entdo, mais um espago a reivindicar?

Ja argumentamos (ESPERIDIAO, 2011) que seria inviavel cobrir o mundo sem
essas quatro empresas europeias e americanas, diante do desmantelamento dos
escritérios de correspondentes no mundo todo. Apesar do dado ter sido levantado ha 8
anos, uma assinatura anual de uma agéncia custava no minimo 20 mil délares. Mas, em
média, para grandes emissoras, 0s contratos passavam de 200 mil. Falava-se de até 2
milhdes. Com o sangramento das empresas jornalisticas em escala global e local, muitas
empresas reduziram os servigcos de assinatura. Raramente, no escopo dos orgcamentos
atuais, uma Unica emissora alocaria seu aporte em quatro agéncias simultaneamente,
visto que seus informes, identificados como “feeds”, sdo similares em se tratando de
“breaking news”, “ongoing story” ou qualquer acontecimento nao previsto.

No entanto, por ter sido pensada para servir num ambiente absolutamente digital,
a Ruptly introduziu um novo modelo de assinatura, que custa apenas 12,50 euros por més.
Claro que o valor ndo se aplica as emissoras de grande porte, com audiéncia na casa de

milhdes, ja que os contratos se baseiam na audiéncia e no escopo dos clientes e no tipo

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 85
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

de servico prestado. A assessoria de imprensa da Ruptly resumiu assim a estratégia: “E
um modelo desenhado para pequenos sites. Com este tipo de cabeca, um modo
alternativo de olhar o mercado se tornou necesséario para melhor entender o que os

clientes precisam”.* E continua:

A Ruptly é uma agéncia nascida na ambiéncia digital. O que significa que,
a partir do momento da concepcgdo, sempre claramente considerou as
mudancas na era digital e suas demandas nas rotinas produtivas de
noticias, além dos desafios que emissoras e plataformas online enfrentam.
Acima de tudo, como uma tipica “start-up”, a Ruptly conseguiu trazer
agilidade as decisbes diarias do que é noticia, experimentando formas
mais avancadas de prospectar informacdes e, ao mesmo tempo,
considerando o desejo atual do cliente (ibid).

Ha também uma estratégia de apresentar-se com um diferencial inovador diante
dos concorrentes. Na mesma entrevista, a agéncia declara que foi “a primeira a enviar
drones para zonas de guerra como a Siria e a Ucrania e langando videos de 360 graus
que podem ser distribuidos em literalmente trés cliques direto para as redes sociais dos
clientes” (ibid). Siria, Ucrania e Venezuela sao, alias, zonas de influéncia politica Russa e
h&a sempre um vasto material a respeito desses paises na plataforma da Ruptly que, a
principio, parece reproduzir a mesma arquitetura online das outras agéncias, como se
seguirdo os prints no final deste artigo.

No entanto, enquanto Reuters se vende como a que oferece uma “cobertura
confiavel, ndo-parcial que aumenta a sua credibilidade™, e a AP evoca seus 170 anos
sempre oferecendo um conteudo “comprometido com os mais altos padrdes de

objetividade e exatidao™®, a Ruptly se promove assim:

A Ruptly se baseia na for¢a dos valores na familia Russia Today. Nossa
missao é oferecer uma cobertura mais ousada e profunda do que outras
figuras estabelecidas no mercado de noticias. Nés oferecemos uma viséo
inovadora: noticias, mas sem estarmos de olhos vendados”.”

4 Em entrevista & autora do artigo, por comunicacdo interna (e-mail). Por determinacdo
da Rupftly, as respostas devem estar nomeadas como Assessoria de Imprensa da Ruptly
(Press Room).

5 “Accurate, timely and unbiased coverage adds to your credibility”. Disponivel em:
<https://agency.reuters.com/en/about-us.html> Acesso em 12 de fevereiro de 2019.

6 "Always committed to the high standards of objective, accurate journalism”. Disponivel
em: <https://www.ap.org/about/>. Acesso em 12 de fevereiro de 2019

7 *Our mission is to offer a bolder, deeper point-of-view than the established figures of the
news marketplace. We offer a forward-thinking vision, news without the blindfold on”

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.


https://agency.reuters.com/en/about-us.html
https://www.ap.org/about/

REVISTA PAUTA GERAL 86
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

A Russia Today ndo esconde em seus alicerces o seu projeto de ter como
“principio estabelecer uma nova maneira de engajar a audiéncia para questionar mais, em
destacar assuntos ndo cobertos pela midia tradicional, trazendo uma perspectiva
alternativa sobre os temas atuais, sob a miriade Russa acerca dos grandes eventos
mundiais™. E virou o centro de um grande debate depois dos escandalos associados a
interferéncia russa nas eleicdes americanas e no Brexit (TALMAZAN, 2016).

Em tese, a Ruptly oferece coberturas simétricas sobre os temas, inclusive ndo se
furtando a mostrar opositores de Putin, mesmo aqueles encarcerados e demonizados.
Pela nossa experiéncia como editora, nas coberturas da Venezuela, a agéncia obedeceu
aos padrdes tipicos de agéncia, ao escutar os polos politicos e seus adversarios,
oferecendo videos com entrevistas de opositores e chavistas. No entanto, seria
necessario avaliar com cuidado os videos e os informes pra fazer qualquer ilagdo no
sentido de comparar os conteudos.

E fato que, em coberturas de acessos restritivo as agéncias e com carta branca
para Moscou (acdo militar americana a Siria e ajuda humanitédria a Venezuela), os
servigos de transmissdes ao vivo da Ruptly foram mais presentes e ageis, desbancando
todas as concorrentes, e com o maior numero de videos gravados por celulares. Cinco
anos atras, no editorial da revista alema que ja citamos, as criticas a Rutply j& eram

claras:

Num primeiro momento, ndo é ébvio que a Ruptly é realmente uma TV do
Kremlin. Além dos discursos de Putin, é possivel achar nos arquivos
videos numerosos, desde a banda Pussy Riot até a prisédo de opositores.
Mas, quando avaliamos o leste da Ucrania, a agéncia oferece quase que
exclusivamente videos favoraveis aos que sdo apoiados por Moscou,
além de entrevistas com partidos de extrema direita, que odeiam a Unido
Europeia e as politicas publicas ucranianas (SPIEGEL STAFF, 2014).

“Sempre temos um pé atrds com os conteudos escritos, usamos mais as imagens

do que as informagbes ajuntadas pela agéncia”, disse-nos um jornalista que vém

Disponivel em: <https://video.ruptly.tv/#/en/about-ruptly>. Acesso em 12 de fevereiro de
2019.

8 Nossa traducdo para: “RT creates news with an edge for viewers who want to Question
More. RT covers stories overlooked by the mainstream media, provides alternative
perspectives on current affairs, and acquaints international audiences with a Russian
viewpoint on major global events. Disponivel em: https://www.rt.com/about-us. Acesso em
03 de fevereiro de 2019.

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.


https://video.ruptly.tv/#/en/about-ruptly
https://www.rt.com/about-us

REVISTA PAUTA GERAL 87
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

observando o crescimento da Ruptly”. “Nao é algo para levar a sério, pois o conteudo é
contaminado”, declarou, também de forma anbnima, um dos funcionarios de uma
concorrente.

Questionamos se 0 governo Russo dita mesmo as regras do conteudo da Ruptly,
se 0 objetivo é tornar invisiveis 0s oponentes politicos de Moscou, liquidar vozes plurais e
restringir a liberdade dos seus jornalistas. Mas essas acusacdes foram negadas pela

empresa:

Nunca negamos o fato de sermos parte do grupo RT. Mas dizer que o
governo russo controla nosso trabalho é completamente falso. NGs temos
independéncia editorial de empresa para empresa, € Nnosso critério é
formado nos interesses e nas demandas dos nossos clientes e futuros
clientes. Nossas decisGes editoriais sdo coletivas, feitas pela nossa
equipe, formada por jornalistas de mais de 35 paises®.

Como fica o atual ecossistema noticioso do telejornalismo internacional

Como APTN e Reuters escolheram sua sede em Londres, Berlim foi a opcéo da
Ruptly para a troca de conteudos e disparo dos informes. A justificativa € que a capital
alema tem uma combinac¢do de vantagens que vao desde instalacdes mais baratas a
tradicdo da presenca russa na cidade. A figura a seguir tenta apresentar como fica a
irrigacdo do sistema noticioso global, com a presencga das cinco agéncias citadas neste

artigo:

Figura 1: Rede de provedores de imagens para a midia mundial, de acordo com nossa

perspectiva
/7
[B[B|C!
\ 7 REUTERS® AFPTV
APTN | EFETV
. RUPTLY ' CCTV
EBU BS®
" EUROVISION @‘ Bs
ARABVISION / SKY
. h

o

? Em entrevista & autora do artigo por comunicacdo interna (e-mail).

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 88
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

Do lado esquerdo, estdo os grandes canais de noticias do mundo (CNN e BBC).
Abaixo, também a esquerda, exemplos de consércios de troca de imagens de trés
continentes (Eurovision e Arabvision). Do lado direito, 0 agenciamento de contetdos das
emissoras gque é também um servi¢co de assinatura (Newsource, apresentando os videos
da CNN; e NBC, com os videos de reportagens que foram ao ar na emissora americana
NBC). Do lado direito abaixo, emissoras que vendem seus contedudos em parceria com
agéncias (as americanas ABC e CBS e a britanica Sky News). No centro, incluimos
também a chinesa CCTV, controlada pelo governo chinés, cujos conteldos sao muitas

vezes distribuidos gratuitamente pela Reuters e APTN.

Figura 2: Numeros das agéncias que operam para emissoras de televisdo e outros
veiculos envolvendo videos. Niumeros tendem a mudar. Reuters e APTN tém suas sedes
em Londres, mas operam grandes hubs nos Estados Unidos e Asia

DIVISAO AUDIOVISUAL DAS AGENCIAS

m APTN I ATV | ererv. | RuPTLY

g | - = s | - -~
@) 100 )
1992 1994 200 2007 2013
200 paises 263 escritdrios 250 videos por dia 3.000 profissionais 1.300 clientes
Cerca de 300 videos 89 s6 para TV Sucursais: em 120 paises em 100 paises

15 mil cliantes ‘ 201 paises em
o /

201 escritérios
2.296 jornalistas

.fdﬁj -

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 89
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

Conclusdes

O jornal americano The New York Times publicou artigo esmantelando a verséo
americana de que forcas de seguranca e pessoas ligadas ao presidente Nicolas Maduro
gueimaram comida enviada pelos americanos, colombianos e brasileiros!. As imagens
contradizem essa informacdo, praticamente reproduzida por todos os telejornais do
mundo, com base nas agéncias de noticias. Seria interessante investigar que abordagens
politicas se sobressairam na cobertura da Ruptly: se mais agudamente para o campo pré
ou contra Maduro. Um trabalho de campo em seus escritérios talvez elucidasse como a
tribo jornalistica da agéncia se comporta diante de pressfes. O que acreditamos é que a
Ruptly nunca teve como objetivo se colocar na retdrica de um “angulo justo dos fatos”,
como se ainda fosse possivel ainda aceitar uma neutralidade em todas as etapas da
construcdo da noticia nas agéncias ocidentais. A questdo crucial aqui é que tipo de
beneficio jornalistas e a sociedade tém a ganhar com a busca por um protagonismo fora

das empresas dominantes.

Figura 3: Print da plataforma da agéncia Ruply, com destaque da Venezuela

“ C O @& https/ruptly.tv/# * @ e :

R U PT L ( Video Broadcast services Lives Pricing Log In Sign Up

10 Disponivel em: <https://www.nytimes.com/2019/03/10/world/americas/venezuela-qid-
fire-video.html>, aceso em 10 de marco de 2019.

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.


https://www.nytimes.com/2019/03/10/world/americas/venezuela-aid-fire-video.html
https://www.nytimes.com/2019/03/10/world/americas/venezuela-aid-fire-video.html

REVISTA PAUTA GERAL 90
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

Figura 4: Ofertas de coberturas ao vivo e ja transmitidas na plataforma da Reuters:

< C (O & https//www.reutersconnect.com * © [T (2]
AT refunds | Heat! B Human Sciences | Bl Philosophy, Politic Accessing asylum ® UOL - O melhor B Registration: How

REUTERS |conNeEcT  Feed  Planning Live Help 89  maria esperidiao v
< > Saturday, January 26th =
STATUS SLUG START END PLAYLIST

VENEZUELA-POLITICS/UN —
UPDATED DETAILS - a7 Teo

FRANCE:
PROTESTS/YELLOWNIGHT - 13:13 T8D
- UPDATED DETAILS -

POPE-YOUTH/VIGIL

UPDATED START TIME~ 2130 8D
FRANCE
PROTESTS/CASTANER 8D 8D L
TIMING TBC ~ V\.\D‘
A
)
VENEZUELAN " "
 completed  po)| TICS/OPPOSITION 134 1501
@ completed  POPE-YOUTH/MASS 12:34 14:37
Date: 26/01/2019 Start: 11:47 End: TBD
 completed F“.‘CEPOTSTSW = 09:17 10:20 @ Chatwithus
z - » . PR
= 9 m ® w1 9 v o
Figura 5: Outro template da Ruptly
& C (O & https//liveruptlyty * ® T 6

55 Zika Virus—Related VAT refunds | Heat! B Human Sciences | Philosophy, Politic Accessing asylum ® UOL - O melhor cc B Registration: How

RUPTLY [uvev] ALL EVENTS FOLLOWING MY EVENTS SIGN IN

Time as GMT v

Region v
Status v
Tags v
Yellow vest protesters call for [TIME TBC] Post-fight presser Petersburg commemorates 75th Date of start
11th week of demonstrations in following Fedor and Bader’s anniversary of Siege of
Paris Bellator MMA heavyweight title... Leningrad i o]
@ Live D January 27 at 05:30 January 27 at 07:00

Export all events

Area de Trabalho &

Figura 6: Plataforma da APTN de videos ao vivo

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 91
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

< CcC O & https;//apvideohub.ap.org

UN: POMPEO/VENEZUELA
20190126

<

There are no live events at this time.

FRANCE: YELLOW VESTS / POLICE
(LIVE CHOICE 3)

Live from Place de la Republic as France's yellow

UN: POMPEO/VENEZUELA (LIVE
CHOICE 1)

Latest

4 UK-Brexit/Northern Ireland Border 26/01/2019 16:35 Northern lriSh worry about
hard border after Brexit

Language

@® English
Francais
dgyll
Pycckmit

Espaiol
Deutsch

Date

24 Hours
Three days m China-Hong Kong Economy
Seven days i MEndoTaR Wid L DOWNLOAD

® Within a month

All

Figura 8: Plataforma da EFETV para clientes que testam seus servigos

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 92
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

® WhatsApp X | W Ruptly Video X [) Contenidos gratuitos X + = a X

= C 0 @ Naoseguro | www.efelibredescarga.com/L ga

Zika Virus—Related . [l VAT refunds | Heath: [l Human Sciences[Ur [Bll Philosophy, Politics » [l Accessing asylumin - @ UOL-0O melhor con' ] Registration: H

[

3 Apps

&% 1 cerrarsesion | |

E contenidosgratuitos

Rigurosos, atractivos y listos para publicar Canal, Video. Multimedia, Foto. Reportaje, Texto.

— s T

OHSv

PEsﬁIo de vida y tiempo libre

¥ Ciencia y tecnologia

|4 Economia, negocios y finanzas

y
g
| |
| Ut 8 Y
uario. '
s de EFE elabof 4 :
os, reportajes, en a -
f | Servicio Unico para,_potemt ta I

wg POR  17:10
-
b8 2601200 B

Figura 09: Plataforma ao vivo da AFPTV
2l LIVE Dashboard © 20,09 CMT | 17:09 B Advanced .

3mago- NOONIP1:STATE TV LIVE SHOWS MADURO SPEECH AFTER GUAIDO DECLARES HIMSLEF PRESIDENT / OPPOSITION DEMONSTRATION REMAINS ON IP 4

UP NEXT Delivery Y CARACAS -State TV LIVE Maduro speech after Gua... ¢, CARACAS - State TV LIVE Maduro speech after Gua... ¢
| resmicrioe

MOSCOW Russian President Putin holds talks with Turkey's

Erdogan on Syria conflict: Roundtable

MOSCOW - Russian President Putin holds talks with Turkey's Erdogan on Syria

conflict: Press conference

BEI - comne up

PANAMA CITY - Pope Francis lands in Panama ahead of World Youth Day

BB - comine up

PANAMA CITY - Welcome ceremony for Pope Francis at the airport
| resmmucrions |

[ 22:15 RN

PANAMA CITY - Pope Francis is driven through Panama City in car, then pope w -German Foreign minister Helko .. g CARACAS - Ant-government protesters gather atA... g,
mobile to the Nunciature
Notifications
(22412} - COMING UP NOON IP1:State TVLIVE i i ident /

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.



REVISTA PAUTA GERAL 93
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

Figura 10: Plataforma da americana NBC
W s NBCNewsChannel @ SRR >

& C 1 | @ Seguro | https:/nbcnewschannel.com/video/latest | i

&2 NBC NEWS CHANNEL ORBIT O Video © Send2NC 5] Log Out
#  Video Request WebReady NewsNOW  Editorial ~ Settings  Help

LATEST VIDEO &

FO21F WEST BANK CLASHES NA39F ELIZABETH WARREN CHEROKEE GLOSF WI STATUE OF LIBERTY
APOLOGY

Source APTN Source NBCNC ARCHIVES
Source uec Format VO/NAT Format FILE
Format VO/NAT TRT 1:08 59
Story Posted 1448 ET Story Posted 14:39ET

L & o« e B @ x« g4 6 o B @ « g O o E x 4 ©

WMTV
59 " VO/NAT
14:18ET Story Posted 1407ET

Referéncias
BOYD-BARRETT, Oliver (2010). National news agencies in the turbulent era of the
internet. Barcelona: Government of Catalonia, 2010.

. Towards the “new model” news agency. In: AUSTRIA PRESS AGENTUR (Ed.).
The various faces of reality: values in news (agency) journalism. Vienna: Studien Verlag,
2002b. p. 91-96.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. Sdo Paulo: Paz e Terra, 2005.

DOWLING, T (2017) “24-hour Putin people: my week watching Kremlin “propaganda
channel” RT”. Disponivel em: <https://www.theguardian.com/media/2017/nov/29/24-hour-
putin-people-my-week-watching-kremlin-propaganda-channel-rt-russia-today>. Acesso em
7 de marco de 2019.

ERLANGER, S (2017). “What is RT?”. Disponivel em:
https://www.nytimes.com/2017/03/08/world/europe/what-is-rt.html. Acesso: 7 de fevereiro
de 2019. Versdo em portugués, publicada pela Folha de S&o Paulo:
<https://wwwl.folha.uol.com.br/mundo/2017/03/1865017-emissora-russa-rt-e-agencias-
de-noticias-ou-propaganda-do-kremlin.shtml>. Acesso em 6 de marco de 2019

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.


https://www.theguardian.com/media/2017/nov/29/24-hour-putin-people-my-week-watching-kremlin-propaganda-channel-rt-russia-today
https://www.theguardian.com/media/2017/nov/29/24-hour-putin-people-my-week-watching-kremlin-propaganda-channel-rt-russia-today
https://www.nytimes.com/2017/03/08/world/europe/what-is-rt.html
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/03/1865017-emissora-russa-rt-e-agencias-de-noticias-ou-propaganda-do-kremlin.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/03/1865017-emissora-russa-rt-e-agencias-de-noticias-ou-propaganda-do-kremlin.shtml

REVISTA PAUTA GERAL 94
ESTUDOS EM JORNALISMO

10.5212/RevistaPautaGeral.vé.i1.0005

ESPERIDIAO, Maria Cleidejane. Gigantes invisiveis no telejornalismo mundial: agéncias
internacionais de noticias e o ecossistema noticioso global. Brazilian Journalism Review,
v.7, n.1, 2011.

LITVINOVA, D. (2018). Human wrongs: how-stated backed media helped the kremilin
weaponise social conservatism. Disponivel em:
<https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/our-research/human-wrongs-how-state-backed-
media-helped-kremlin-weaponise-social-conservatism>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

PATERSON, C. The international television news agencies: the world from London.
Nova York: Peter Lang (2011).

RUTENBERG, J. (2017). RT, Sputnik and Russia’s new theory of war. Disponivel em:
<https://www.nytimes.com/2017/09/13/magazine/rt-sputnik-and-russias-new-theory-of-
war.html>. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.

SILVA JR., José Afonso. ESPERIDIAO, Maria Cleidejane. AGUIAR, Pedro (orgs).
Agéncias de Noticias: perspectivas contemporéaneas. Recife: EQUFPE, 2014.

SHRIVASTAVA, K.M. News agencies: from pigeon to internet. Nova Délhi: New Dawn
Press, 2006.

SPIEGEL STAFF (2014). How Russiais winning the propaganda war. Disponivel em:
<http://www.spiegel.de/international/world/russia-uses-state-television-to-sway-opinion-at-
home-and-abroad-a-971971.html>. Acessado em 20 de fevereiro de 2019.

TALMAZAN, Y at all (2017). Don’t be afraid of Russia, head of “propaganda outlet” RT
says. Disponivel em: <https://www.euronews.com/2017/12/30/u-s-needn-t-fear-russia-rt-
editor-chief-margarita-n831736>. Acesso em 06 de marco de 2019.

TORNEY-PARLICKI, Prue Somewhere in Asia: war, journalism, and Australia’s
neighbours. Sidney: University of South Wales, 2000.

THUSSU, Daya Kishan (2006). International communication: continuity and change. 2.
ed. London: Hodder Arnold, 2006.

TUNSTALL, Jeremy; PALMER, Michael. Media moguls. London: Routledge, 1991.

Recebido em: 10/01/2019.
Publicado em: 23/07/2019.

Revista Pauta Geral-Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, vol. 6, n. 1, p. 78-94, Jan/Jun,
2019.


https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/our-research/human-wrongs-how-state-backed-media-helped-kremlin-weaponise-social-conservatism
https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/our-research/human-wrongs-how-state-backed-media-helped-kremlin-weaponise-social-conservatism
https://www.nytimes.com/2017/09/13/magazine/rt-sputnik-and-russias-new-theory-of-war.html
https://www.nytimes.com/2017/09/13/magazine/rt-sputnik-and-russias-new-theory-of-war.html
http://www.spiegel.de/international/world/russia-uses-state-television-to-sway-opinion-at-home-and-abroad-a-971971.html
http://www.spiegel.de/international/world/russia-uses-state-television-to-sway-opinion-at-home-and-abroad-a-971971.html
https://www.euronews.com/2017/12/30/u-s-needn-t-fear-russia-rt-editor-chief-margarita-n831736
https://www.euronews.com/2017/12/30/u-s-needn-t-fear-russia-rt-editor-chief-margarita-n831736

