[CHAMADA DE DOSSIÊ] - Revista Pauta Geral abre chamada para dossiê "Jornalismo e História em Quadrinhos/Charge

2021-02-09

 

dossie_-_quadrinhos.jpg

Já foi longe o tempo em que a atividade jornalística era sinônimo de sisudez. Cada vez mais o jornalismo se apropria de elementos de entretenimento para transmitir informações ao público de forma agradável e com fácil compreensão. Além disso, é crescente o espaço que temas da cultura pop, dos quadrinhos e de suas adaptações têm ganhado dentro dos veículos de imprensa. Nesse contexto de fértil experimentação, em que novas linguagens se mostram capazes de unir informação e entretenimento, uma das iniciativas mais interessantes tem sido a fusão do jornalismo com os quadrinhos, seja através de reportagens na forma de quadrinhos ou através de matérias jornalísticas sobre as HQs e suas adaptações. O propósito do presente dossiê é debater esse fenômeno. Assim, serão avaliados trabalhos que versem sobre quadrinhos jornalísticos, elementos de quadrinhos em matérias jornalísticas e jornalismo sobre quadrinhos e suas respectivas adaptações.

Pensando nessas referências, a Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo abre chamada para o dossiê "Jornalismo e Histórias em Quadrinhos/Charge", editado por Prof. Dr. Ivan Carlo Andrade de Oliveira e pelo Prof. Dr. Rafael Senra, ambos da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Prazos: 10 de feveiro de 2021 a 10 de abril de 2021.

Endereço: https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/about/submissions

Autores e autoras deverão ter titulação mínima de mestre/mestra, desde que em coautoria com profissional com doutoramento concluído.