Chamada para dossiê – Pauta Geral

Em mais de 70 anos, a comunidade de pesquisadores do jornalismo no Brasil produziu ampla quantidade de estudos. Embora se destaquem em volume as pesquisas empíricas, a trajetória de investigações sobre o jornalismo contempla também importantes contribuições de natureza teórica, sobretudo nas décadas mais recentes, em paralelo à expansão da pós-graduação na área. O objetivo deste dossiê – inspirado em título de livro de José Marques de Melo – é publicar um conjunto de reflexões sobre autores, escolas ou linhagens de pensamento que, nascidos ou radicados no Brasil, tenham produzido ao longo do tempo conceitos ou interpretações teóricas notáveis para a compreensão do jornalismo. Encontram-se ao abrigo desta chamada textos que:

a) discutam em profundidade conceitos propostos ou reelaborados por pesquisadores no Brasil;

b) selecionem e conectem conceitos ou interpretações teóricas produzidas por diferentes pesquisadores;

c) realizem balanços da produção teórica de autores relevantes, situando-a em suas trajetórias biográficas ou em diálogo com a produção internacional sobre os temas, por exemplo;

d) identifiquem linhagens teóricas ou escolas de pensamento, associando diferentes conceitos ou autores em tradições intelectuais semelhantes;

e) explorem de modo original as possibilidades de interpretar o legado teórico dos pesquisadores de jornalismo no Brasil.

O dossiê será publicado em setembro de 2018. Para tanto, os originais devem ser alimentados no sistema de Pauta Geral até 11 de junho de 2018 e os pareceres serão devolvidos aos autores em agosto.

As normas de Pauta Geral para autores podem ser encontradas aqui:

http://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta/about/submissions#authorGuidelines