A revista Pauta Geral está com chamada aberta para o dossiê: “Jornalismo e mobilidades: a construção de narrativas midiáticas sobre migrantes e migrações”, com aceite dos trabalhos até 15/05/2020
 
As migrações transnacionais ocupam um importante papel na dinâmica social, econômica, política e cultural do mundo. No século XXI, com a dinamização dos fluxos migratórios, recrudescimento de políticas migratórias em muitos países e inúmeras situações de conflitos que levam a deslocamentos forçados, o tema da mobilidade humana ganha relevância no campo da mídia, especialmente na construção de narrativas jornalísticas.
 
Neste contexto, os deslocamentos abarcam uma série de paradigmas como o refúgio, os fluxos migratórios, o caráter laboral e econômico, os espaços transnacionais, as trajetórias de vida migrantes, as dimensões culturais e de construção de alteridade, o preconceito e a xenofobia, entre outros, com implicações na cobertura midiática sobre o tema.
 
Com o objetivo de discutir estas e outras diferentes abordagens sobre as mobilidades humanas, a Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, convida pesquisadores a publicar no dossiê “Jornalismo e mobilidades: a construção de narrativas midiáticas sobre migrantes e migrações”. A edição contempla artigos que busquem analisar e debater sobre o papel do jornalismo na produção de sentidos socialmente compartilhados sobre as migrações contemporâneas, implicados em dinâmicas de visibilidade e reconhecimento sobre o fenômeno migratório no cenário brasileiro e internacional contemporâneo.
 
A Pauta Geral recebe produções inéditas de doutores e doutorandos. Mestres e mestrandos podem submeter trabalhos em co-autoria com doutores. No presente dossiê, os artigos submetidos devem se ater aos seguintes tópicos:
a) Narrativas midiáticas e a representação dos fluxos migratórios no Jornalismo;
b) Discussões teórico-metodológicas sobre a interseção entre Jornalismo e Migrações;
c) Balanço de produções acadêmicas envolvendo Jornalismo e Fluxos Migratórios;
d) Os discursos jornalísticos sobre mobilidade humana e deslocamentos transnacionais;
e) Desafios éticos para a cobertura jornalística sobre migrações.
 
A edição do dossiê estará a cargo das professoras Elaine Javorski - Unifesspa - (elaine.javorski@unifesspa.edu.br) e Liliane Dutra Brignol - UFSM (liliane.brignol@ufsm.br).