A importância de debater, analisar e contextualizar os acontecimentos contemporâneos estabelece-se em certa medida como uma atividade inerente à prática do jornalismo. Desse modo, refletir sobre a pandemia da Covid-19 é atentar também para a necessidade de se pensar politicamente o exercício profissional do jornalismo e dos discursos construídos sobre este período traumático na história mundial do Século XXI. A Revista Pauta Geral – Estudos em Jornalismo, do Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atenta às transformações provocadas na cena global pelo “novo” coronavírus, convida a comunidade acadêmica a nos ajudar a refletir sobre o impacto deste mundo pandêmico e a imprensa. Para tanto, apresentamos a seção temática “Jornalismo e Covid-19”, que aceitará a submissão de artigos que realizem a interface entre os estudos de jornalismo e a pandemia atual.
Os trabalhos devem ser enviados pela plataforma de submissão da revista (https://revistas2.uepg.br/index.php/pauta/index) até o dia 25 de outubro de 2020, em seção temática. Os artigos serão publicados à medida que forem aprovados e revisados.
A seção temática será editada pelos professores livre-docentes José Carlos Marques e Claudio Bertoli Filho, ambos da UNESP/Bauru. Serão avaliadas as produções que proponham, além de estudos sobre jornalismo, diálogos com outras áreas do conhecimento em consonância com diversas perspectivas, tais como:
- exercício profissional do jornalismo;
- análise do discurso verbal;
- análise do discurso imagético/visual;
- estudos de caso;
- análise de conteúdo;
- estudos de representação;
- estudos de audiência/recepção;
- estudos de gênero/feminismo e
- estudos relacionados ao tema em interface ao jornalismo
Além disso, a Revista Pauta Geral – Estudos em Jornalismo também aceita a submissão de artigos gerais, resenhas e entrevistas.