Foco e Escopo

A Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG, com área de concentração em Processos Jornalísticos, a partir da qual se busca contemplar tanto aspectos voltados à epistemologia do Jornalismo, com bases teóricas e conceituais situadas nas dinâmicas, rotinas produtivas e aspectos da produção midiática, quanto às relações do Jornalismo com os demais campos do conhecimento, valorizando as interfaces da comunicação com as representações sociais. As duas linhas de pesquisa convergem no estudo das dinâmicas internas e externas do Jornalismo, oferecendo olhares distintos, e complementares, na observação dos fenômenos (comunicacionais) jornalísticos. 

Ao programa estão vinculados 6 grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, sendo os seguintes:
Lógicas de Produção e Consumo no Jornalismo
Grupos de Estudos e Pesquisas em Mídias digitais
Jornalismo Cultural e Folkcomunicação (Centro Folkcom de Pesquisas)
O Conhecimento no Jornalismo
Jornalismo e Política: representações e atores sociais
Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero

Missão: 
Oferecer à sociedade um espaço relevante para a divulgação do resultado de pesquisas desenvolvidas na área de Jornalismo, possibilitando a consulta e troca de experiências que possam contribuir para outras pesquisas e para o desenvolvimento da atividade profissional.

Normas editoriais para publicação na Pauta Geral: A revista recebe em regime de fluxo contínuo artigos científicos e resenhas críticas de autores vinculados à instituições de ensino superior, com titulação mínima de mestres. Os textos devem tratar de temas/abordagens teórico-metodológicas relacionados ao campo do Jornalismo, retratando resultados (parciais ou finais) de pesquisas empíricas ou reflexões conceituais sobre questões que envolvem o Jornalismo ou a interface com outros campos e objetos. A Revista Pauta Geral também aceita, para a condição de autor, resenhas de pesquisadores ou pós-graduandos que estejam cursando, no mínimo, o mestrado. As resenhas devem abordar obras publicadas nos últimos três anos anteriores ao texto produzido e submetido ao conselho da Revista Pauta Geral.
Todos os textos deverão apresentar o currículo do autor, em português e inglês, nessa ordem. O currículo deve trazer as seguintes informações: formação profissional (graduação), última titulação, instituição da titulação mais recente, atual vinculação acadêmica ou profissional, filiação a grupo de pesquisa, e-mail e link ao currículo lattes (pesquisadores que atuam no Brasil).

Processo de Avaliação pelos Pares

Procedimentos para apresentação de trabalhos e Política de avaliação

Todas as colaborações devem ser enviadas pelo sistema (SEER) on-line no Portal da Revista( http://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta). Para a submissão dos arquivos com o trabalho é necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão. Indicar também, em nota específica, se o texto já foi apresentado em congresso, seminário, simpósio, etc.

Todos os textos devem ser formatados em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. As citações, com mais de três linhas, devem considerar recuo, espaço simples, Times New Roman, corpo 11. Deve-se observar, em ambos os casos, a ortografia oficial e conter, na primeira lauda do original, o título do trabalho (em TNR fonte 12 e negrito). As imagens utilizadas nos textos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numeradas (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato JPG e com resolução mínima de 300 DPIs.

A revisão e correção ortográfica é de responsabilidade de cada autor do texto proposto. Após o envio do documento, o mesmo será renomeado pelo próprio sistema e será encaminhado a dois pareceristas (membros do Conselho Editorial) para apreciação.

O envio do material implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação a Revista Pauta Geral, que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão. O autor, porém, continuará a deter os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores.

Título do trabalho: o título, acompanhado da respectiva tradução, se for artigo, para o inglês, deve ser breve (específico e descritivo), contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Resumo: deve ser incluído um resumo informativo com, no máximo, 150 palavras, em português, acompanhado da respectiva tradução para o inglês, em espaço simples e Times New Roman, corpo 11.

Agradecimentos: Eventuais agradecimentos ou menção a auxílios recebidos para elaboração do trabalho devem ser feitos no final do artigo.

Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos devem ser escaneados apenas quando indispensáveis à clareza do texto. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a devida permissão para reprodução. O uso de quadros deve ser acompanhado de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.

Referência bibliográficas: as referências bibliográficas, redigidas segundo a ABNT vigente, devem estar na ordem alfabética de autor/título, no final, do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Esta revista segue os parâmetros de direitos autorais previstos pela Creative Commons permitindo que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir dos trabalhos publicados, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação do autor original. Aqueles que o fizerem, devem manter o mesmo padrão de direito autoral.
É garantido também aos autores de trabalhos publicados na Pauta Geral o direito de publicação e distribuição em qualquer circusntância.

Sobre a revista

A Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo é do Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os principais indexadores da Revista Pauta Geral são:

LatindexIBICT/ SEERREVIScomDiadorimEBSCO; DialnetDoajSumáriosPortal LivreSHERPA/ROMEO

Conselho Editorial

Alberto Pena Rodríguez (Universidade de Vigo/Espanha), Alfredo Vizeu (UFPE), Antonio Fausto Neto (UNISINOS), Antonio Holfeldt (PUC/RS), Christa Berger (Unisinos), Dione Oliveira Moura (UNB), Elias Machado (UFSC), Eduardo Meditsch (UFSC), João Canavilhas (Universidade da Beira Interior/Portugal), João José Figueira (Universidade de Coimbra/Portugal), Jorge Pedro Sousa (Universidade do Porto/Portugal), José Marques de Melo (UMESP), Leonel Aguiar (PUC/RJ), Paul Levinson (Fordham University), Sérgio Luiz Gadini (UEPG), Yamile Haber Guerra (Cuba).

Comissão Científica

Aline do Amaral Garcia Strelow (UFRGS), Antonio Francisco Magnoni (UNESP), António Costa Pinto (Universidade de Lisboa), Ariane Pereira (Unicentro), Cláudia Quadros (UFOP), Carlos Eduardo Franciscato (UFSE), Carlos Federico González Pérez (Universidad Nacional de Jujuy/Argentina), Cesar Arrueta (Universidad Nacional de Jujuy/Argentina), Cintia Xavier (UEPG), Cristina Mello (Universidade de Coimbra/Portugal), Denis Porto Renó (Universidad de Rosario/Colômbia), Edson Spenthof (UFG), Emerson Urizzi Cervi (UFPR), Gerson Martins (UFMS), Hebe Gonçalves (UEPG), Joana Belarmino (UFPB), Josenildo Guerra (UFS), Juliano Maurício Carvalho (UNESP), Karina Janz Woitowicz (UEPG), Kenia Maia (UFRN), Marcio Ronaldo Santos Fernandes (Unicentro), Marcelo Engel Bronosky (UEPG), Maria Lúcia Becker (UEPG), Mario Fernandes (UFMS), Mario Messagi (UFPR), Mirna Tonus (UFU), Muriel Emídio Pessoa do Amaral (UEPG), Rogério Crhistofoletti (UFSC), Sandra Moura (UFPB), Sandra Freitas (PUC-MG), Susana Barboza (Universidade Federal da Bahia), Sebastian Alaniz (Universidad Católica do Chile), Tattiana Teixeira (UFSC), Victor Gentilli (UFES)

Histórico do periódico

Quando criada, em agosto de 1993, a revista Pauta Geral já tinha objetivo ousado: construir e assegurar um espaço para a discussão das pesquisas, dos problemas e dos estudos desenvolvidos no campo do jornalismo. Naquela época, os editores (Elias Machado, pesquisador do CNPq na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e Sérgio Gadini, então mestrando em Comunicação, hoje membro do Conselho Editorial) anunciavam esta área do saber como "uma das produções culturais mais importantes do universo midiático".

Em 2003 a revista voltou a circular com alguns números, sendo publicada pela Editora Calandra (sediada em Salvador e especializada em jornalismo), com o ISSN 1677-0595. Entre os autores que colaboraram estavam Lorenzo Gomis, Marcos Palácios, Giovandro Ferreira, Ronaldo Henn, Angela Prysthon e Francisco Karam.

O Conselho Editoral contou com a participação de Emiliano José, Miguel Rodrigo, Nelson Traquina, Nilson Lage, Rosental Calmon Alves, Sergio Luiz Gadini, Sergio Mattos e Victor Gentilli. A partir desta edição a revista passa a ser editada pelos professores Elias Machado e Tattiana Teixeira, que substitui Emiliano José, afastado para exercício de mandato político.

A partir de 2014, sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a revista voltou a ser publicada, dessa vez, no formato digital com novo ISSN (2318-857X). Sob a coordenação de Paula Melani Rocha e de Cíntia Xavier, a revista tem mantido sua regularidade desde então, publicando duas edições por ano.

Além disso, a revista também ganhou nova comissão científica, composta agora também por membros ligados a instituições internacionais. Os trabalhos publicados representam importantes contribuições de diversos pesquisadores da área e de diferentes locais, tornando a revista uma importante referência para o debate do Jornalismo.