Anúncios

Edição Atual

v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação
					Visualizar v. 8 n. 2 (2021): Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação

Dossiê:

Jornalismo e Comunicação Digital: plataformas, redes e atores em relação (v. 8, n. 2, 2021)

Organizadores:

Prof. Dr. Anderson Lopes da Silva (Universidade de São Paulo)

Profa. Dra. Issaaf Santos Karhawi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

 

Pensar as conexões entre o campo do jornalismo e da comunicação digital passa invariavelmente por compreender os múltiplos papéis que as plataformas, as redes e os atores sociopolíticos engendram nessa complexa relação. Por isso, ainda mais em tempos de contínua aceleração nos modos de produção, circulação e consumo jornalístico, torna-se essencial refletir acerca dos impactos e das apropriações midiáticas, de novas práticas profissionais e de competências comunicacionais que acabam por ser atravessadas pelo digital. Mais além, também se faz necessário discutir como a digitalização ressignifica e reconstrói não somente os processos da construção jornalística, como também a compreensão da própria conformação de redes e plataformas em seus aspectos técnico-maquínicos.

Publicado: 2021-12-09
Ver Todas as Edições
[REVISTA PAUTA GERAL – ESTUDOS EM JORNALISMO]
Dossiê Jornalismo e Histórias em Quadrinhos/Charge
Já foi longe o tempo em que a atividade jornalística era sinônimo de sisudez. Cada vez mais o jornalismo se apropria de elementos de entretenimento para transmitir informações ao público de forma agradável e com fácil compreensão. Além disso, é crescente o espaço que temas da cultura pop, dos quadrinhos e de suas adaptações têm ganhado dentro dos veículos de imprensa. Nesse contexto de fértil experimentação, em que novas linguagens se mostram capazes de unir informação e entretenimento, uma das iniciativas mais interessantes tem sido a fusão do jornalismo com os quadrinhos, seja através de reportagens na forma de quadrinhos ou através de matérias jornalísticas sobre as HQs e suas adaptações. O propósito do presente dossiê é debater esse fenômeno. Assim, serão avaliados trabalhos que versem sobre quadrinhos jornalísticos, elementos de quadrinhos em matérias jornalísticas e jornalismo sobre quadrinhos e suas respectivas adaptações.
Editores: Ivan Carlo e Rafael Senra – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Prazos: 10 de fevereiro a 10 de abril de 2021.
Serão aceitos para avaliação trabalhos de profissionais com titulação mínima de mestres/mestras desde que em coautoria com doutores/doutoras.