Os princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: diálogos com a gramática da argila

Conteúdo do artigo principal

Flávia Burdzinski de Souza
https://orcid.org/0000-0001-7426-5712
Queila Almeida Vasconcelos
https://orcid.org/0000-0003-4928-9784
Roberta Schmith
https://orcid.org/0000-0002-1833-5373

Resumo

Estabelecer um diálogo entre os princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e as narrativas presentes nas documentações pedagógicas do trabalho com argila da escola de Educação Infantil do SESC – Sesquinho de Santo Ângelo/RS, é o objetivo deste texto. Para isso, o trabalho adota uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e com inspirações nos estudos etnográficos. Para fundamentar esse diálogo, além dos documentos das DCNEI e da Base Nacional Comum Curricular, autores como: Staccioli (2013); Loss, Souza e Vargas (2019); Hoyuelos (2020); Rinaldi (2012); Vázquez (1999); Hermann (2002); entre outros, foram usados para discutir como a sensibilidade, a criatividade, a liberdade de expressão, e outros aspectos, fazem-se presentes nas narrativas que constroem a gramática da argila dentro do cotidiano de uma escola, que acolhe as crianças na sua inteireza e que considera a documentação pedagógica uma abordagem fundamental para pensar sobre a sua Pedagogia.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, F. B. de .; VASCONCELOS, Q. A.; SCHMITH, R. . Os princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: diálogos com a gramática da argila. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17620.070. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17620. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas
Biografia do Autor

Flávia Burdzinski de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim/RS

Doutoranda em Educação Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS.

Queila Almeida Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul(PPGEdu/UFRGS). Professora da Especialização em Educação Infantil da UNISINOS e Assessora pedagógica no Ateliê de Educação Infantil: centro de formação de professores.

Roberta Schmith, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim/RS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS.

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