De “a vida não pode parar” a “você que lute”: discursos oficiais, contradiscursos e a resistência de um cursinho popular na pandemia da Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Alberto Lopo Montalvão Neto
Francisco Vieira da Silva

Resumo

O texto reflete sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no contexto brasileiro, a partir de um estudo descritivo-interpretativo, com base na análise de uma campanha institucional acerca da realização do ENEM no ano de 2020, de uma paródia desta campanha que circulou no Twitter e da experiência num cursinho popular na cidade de Campinas/SP. As análises mostram que o discurso oficial do atual governo está amparado numa lógica neoliberal que exclui boa parte dos candidatos ao exame, conforme se nota no contradiscurso da paródia e em uma experiência caracterizada por práticas de resistência num cursinho popular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPO MONTALVÃO NETO, A.; VIEIRA DA SILVA, F. . De “a vida não pode parar” a “você que lute”: discursos oficiais, contradiscursos e a resistência de um cursinho popular na pandemia da Covid-19. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–6, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15406.209209225047.0514. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15406. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação - UNICAMP. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (Florianópolis). Licenciatura em Ciências Biológicas - UFSCar (Campus Sorocaba) e Universidade de Coimbra (Portugal)

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Caraúbas

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba 

Professor Adjunto A da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Campus Caraúbas Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).