Exame nacional do ensino médio, política educacional e proposta de formação para o desenvolvimento de habilidades e competências

Conteúdo do artigo principal

Rubiana Brasilio Santa Bárbara
http://orcid.org/0000-0002-8674-438X
Maria Terezinha Bellanda Galuch
http://orcid.org/0000-0001-5154-9819
Vinícius Adriano de Freitas
https://orcid.org/0000-0002-4922-9565

Resumo

Neste trabalho objetiva-se compreender a relação entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os princípios educacionais mobilizados na esfera política, mediante a análise das competências e habilidades exigidas na avaliação, tendo como parâmetro a Teoria Crítica da Sociedade. A análise realizada deixa perceber que se trata de uma forma de atender aos interesses do capital financeiro globalizado que exalta o individualismo em prol da manutenção da sociedade que impede o fortalecimento do indivíduo. O Enem, como expressão da política educacional brasileira, corrobora uma concepção formativa voltada para ajustar os sujeitos aos anseios e aos valores da sociedade vigente, cujo desenvolvimento do humano não é prioridade, portanto, participa da crise da formação.


Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade. Enem. Política Educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRASILIO SANTA BÁRBARA, R.; BELLANDA GALUCH, M. T.; ADRIANO DE FREITAS, V. Exame nacional do ensino médio, política educacional e proposta de formação para o desenvolvimento de habilidades e competências. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15193.209209226782.0525. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15193. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá UEM). Professora no Departamento de Teoria e Prática na UEM. Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial. Professora do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) pela UEM e foi formadora do PACTO pela Alfabetização na Idade Certa pela UEM.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Graduada em Pedagogia, especialista em Metodologia do Ensino e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação: História, Política, Sociedade
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio de Pós-doutorado no
Instituto de Psicologia da USP. É professora Associada da Universidade Estadual de Maringá.

Vinícius Adriano de Freitas, Rede Municipal de Ensino de Cianorte/PR

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Pedagogia e em Filosofia (UEM), com habilitação em Gestão Educacional e Especialização em Filosofia: Teorias do Conhecimento (UEM). Pós-graduado (especialização) em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É docente da Rede Municipal de Ensino da cidade de Cianorte/PR e Professor Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional de Cianorte (CRC).