Escola básica: dois segmentos dissociados

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Mariná Holzmann Ribas
Rosilda Baron Martins
Teresa Jussara Luporini

Resumo

A Escola Básica constituiu-se num campo fértil de estudo e de investigações. Foi com essa perspectiva que se desenvolveu o projeto de pesquisa Escola Básica: dois segmentos dissociados que se originou com a constatação dos altos índices de evasão e repetência na 5a série, gerados pelas dificuldades que os alunos de uma escola pública enfrentavam na passagem das séries iniciais para as finais do 1o grau; tais dificuldades afloraram no desempenho dos alunos e nas queixas dos professores de 5as séries. A análise foi estruturada em três eixos norteadores: a gestão interna da escola, a ação supervisora compartilhada e a disponibilidade dos professores da escola em desenvolver uma proposta que aprimora o fazer pedagógico dos envolvidos. Com isso, foi possível ver que quando existe o comprometimento com uma proposta pedagógica há a possibilidade de participação dos envolvidos na definição de conteúdos e de formas de ação. Além disso, quando efetivamente apoiada/acompanhada pela equipe técnico- administrativa, os resultados são consistentes e produtivos, gerando o sentimento de pertença e poder decisório em relação à unidade escolar.

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Como Citar
RIBAS, M. H.; MARTINS, R. B.; LUPORINI, T. J. Escola básica: dois segmentos dissociados. Olhar de Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1336. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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