Políticas públicas educacionais implicadas no bom desempenho em ciências no PISA: um estudo comparativo Brasil, Singapura e Finlândia

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Juliane Buhler
Patrícia Ignácio

Resumo




Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) vêm sendo utilizados para promover investigações e debates sobre as práticas e políticas públicas desenvolvidas em países com desempenhos exitosos. Na esteira destas investigações, o objetivo do estudo foi pesquisar as Políticas Públicas Educacionais envolvidas no Ensino de Ciências implementadas em Singapura, na Finlândia e no Brasil. Sob o prisma da educação comparada, tomou como corpus de análise: artigos, teses e dissertações; documentos legais dos países em estudo; e relatórios da OCDE. Os achados da pesquisa mostram que, Singapura e Finlândia: a) possuem sistemas educacionais descentralizados e currículos flexíveis; b) investem mais de 9.000 USD por estudante; c) fortalecem a interação escola e universidade; d) priorizam à formação docente; e) apresentam uma atraente carreira docente.




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Como Citar
BUHLER, J.; IGNÁCIO, P. Políticas públicas educacionais implicadas no bom desempenho em ciências no PISA: um estudo comparativo Brasil, Singapura e Finlândia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15593.209209229632.0720. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15593. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Juliane Buhler, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Química Tecnológica e Ambiental, Licenciada em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e colaboradora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Ciências Exatas (LEACE). Docente da rede municipal de ensino de Santo Antônio da Patrulha/RS.

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação em Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande, atuando nos cursos Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Pedagogia EAD e no Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Com 12 anos de experiência com alunos do Ensino Fundamental, o seu trabalho de pesquisa tem sublinhado questões relativas às pedagogias culturais, aos estudos culturais, à análise de discurso foucaultiana, aos processos de ensino e aprendizagem, à didática e às tecnologias de governamento no espaço-tempo da escola. Seus artigos e demais publicações têm problematizado a relação entre a sociedade, as pedagogias e a produção de sujeitos.