Estudantes público alvo da educação especial e avaliações em larga escala: reflexões a partir de uma rede de ensino do planalto norte catarinense

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Karin Rank Liebl
https://orcid.org/0000-0002-3437-767X
Prof.ª Dr.ª Iana Gomes de Lima
https://orcid.org/0000-0002-6386-7248
Prof.ª Dr.ª Aliciene Fusca Machado Cordeiro

Resumo

Este texto problematiza a realização de avaliações em larga escala para o público alvo da educação especial (PAEE). Para tanto, inicialmente, trata-se do tema das avaliações em larga escala e o modo como elas se inseriram como balizadoras da qualidade da educação no contexto internacional e nacional. Aborda-se de forma mais específica a Prova Brasil. Na sequência, apresenta-se o modo como a inclusão destes estudantes vêm sendo realizada por meio da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação (PNEEPEI). Por fim, aborda-se como tem sido o processo de inclusão dos estudantes PAEE no dia a dia das escolas e de que maneira eles têm sido incluídos ou não, quando se trata da realização da Prova Brasil. Os dados apresentados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras, pedagogas e diretoras de três escolas de uma rede pública localizada no planalto norte catarinense. Usou-se a análise temática como método de análise dos dados. Conclui-se que a perspectiva inclusiva tratada no PNEEPEI vai ao encontro dos aspectos relacionados às avaliações em larga escala, especificamente a Prova Brasil. Ademais, destaca-se o quanto a lógica da prova é perversa com docentes e estudantes, especialmente aqueles que constituem o público alvo da educação especial.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LIEBL, K. R.; LIMA, I. G. de; CORDEIRO, A. F. M. . Estudantes público alvo da educação especial e avaliações em larga escala: reflexões a partir de uma rede de ensino do planalto norte catarinense. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.18472.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18427. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Karin Rank Liebl, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada com licenciatura plena Educação Física pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Especialista em Educação Física escolar, lazer e recreação (IPGEX) e em Gestão Pública com ênfase em Políticas Públicas (IFPR). Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Doutoranda em Educação pela UFPR na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Bolsista CAPES, durante o mestrado, com estágio docência concluído no período entre junho e outubro de 2018 no curso de Educação Física (UNIVILLE-campus Joinville) na disciplina Diversidade e Educação Inclusiva, totalizando 32 horas/aula. Bolsista UNIEDU/SC de doutorado a partir de abril de 2021.

Prof.ª Dr.ª Iana Gomes de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Univille. Educadora, mestre e doutora em Educação. Investigadora de políticas e gestão de educação.

Prof.ª Dr.ª Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE lecionando para os cursos de psicologia e no mestrado em Educação. Realiza pesquisa internacional em parceria com a UNIPAMPA e com a UNIVERSIDADE de TALLIN. Participa do GT de Psicologia da Educação da ANPED.

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