Egressos da Licenciatura em Educação do Campo: quem são, onde estão e como avaliam sua formação?

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Aline Aparecida Angelo
https://orcid.org/0000-0002-5926-8525

Resumo

Esse artigo analisa parte dos dados de uma pesquisa com egressos da Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) sobre a atuação destes como educadores do campo. A investigação ancora-se na necessidade de compreender a atuação dos egressos, considerando os propósitos da Educação do Campo para esta licenciatura no Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, constitui-se num estudo de caso que analisa, de forma crítico-dialética, dados obtidos em um questionário online e utiliza a literatura nacional na discussão dos dados. Os resultados apontam a efetiva inserção dos egressos na docência e permanência de vínculo com movimentos sociais do campo. Em relação à docência é expressivo o percentual de egressos em escolas do campo, com capacidade de contribuir para a sua transformação e qualificação neste espaço.

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Como Citar
ANGELO, A. A. Egressos da Licenciatura em Educação do Campo: quem são, onde estão e como avaliam sua formação?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17707.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17707. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Aline Aparecida Angelo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora na licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

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