Políticas educacionais da Nova Gestão Pública no Peru: os docentes na cultura da performatividade educacional

Conteúdo do artigo principal

Bethzabé Cotrado

Resumo

O objetivo é analisar a construção da cultura da performatividade a partir da configuração das políticas educacionais da Nova Gestão Pública (NGP) no Peru. O estudo realizado no âmbito de uma metodologia qualitativa compreende duas etapas. Primeiro, são identificadas três disposições políticas do NGP que atualmente regulam o ambiente educacional peruano: descentralização e autonomia da gestão educacional, avaliações padronizadas do aproveitamento da aprendizagem e bônus econômicos. Segundo, são examinadas entrevistas com onze atores educacionais da região de Puno, a fim de conhecer suas experiências pedagógicas e entender seus processos de identidade. Os resultados mostram que a incorporação das medidas políticas do NGP promoveria o desenvolvimento de práticas performativas sustentadas na eficácia, competitividade e melhoria dos resultados da aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COTRADO, B. Políticas educacionais da Nova Gestão Pública no Peru: os docentes na cultura da performatividade educacional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15636.209209229631.0720. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15636. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Bethzabé Cotrado, Universidad Nacional del Altiplano - Perú

Doctora en ciencias de la educación por la Universidad Nacional del Altiplano – Perú. Máster Universitario en Investigación en Educación por la Universidad Autónoma de Barcelona - España; Máster Universitario en Didáctica de la Matemática por la Universidad de Granada – España. Docente de la Universidad Nacional del Altiplano - Perú