A avaliação tem adquirido centralidade no quadro das políticas educacionais no Brasil, configurando-se como um dos aspectos fundamentais para tomadas de decisão, que vão desde a formulação de políticas até o contexto da prática. Neste cenário, a avaliação em larga escala ganha destaque no debate educacional, tanto na gestão em seu sentido macro, como nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.

Este caderno temático tem como objetivo apresentar artigos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas que discutam a respeito da avaliação em larga escala na Educação Básica e suas relações com: a implantação e implementação de políticas, a avaliação institucional de escolas, a formação de professores, o currículo escolar, o uso dos seus resultados na gestão educacional e escolar, e demais reflexões sobre os sistemas de avaliação em larga escala nacional, estadual e municipal.

Os artigos devem ser submetidos em conformidade com todas as normas da revista “Olhar de Professor” (Qualis B1) e serão publicados na edição que se refere ao primeiro semestre de 2020.

Prazo para submissões: 29-05-2020

Link para acesso ao site: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/login

Saudações acadêmicas

Clicia Buhrer Martins e Elismara Zaias Kailer – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)