DIRETRIZES PARA AUTORES

 

a) Serão aceitos para submissão artigos, resenhas, entrevistas, texto de palestra, traduções e relatos de experiências inéditos no Brasil.

b) As submissões devem contribuir para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita, consistência teórico-metodológica e correção de linguagem. Desta forma, precisam evidenciar potencial e consistência suficiente para servir de referência para estudos na área.

c) Sobre a extensão dos textos submetidos:

  • Artigos - 20 a 25 páginas
  • Relato de experiência - 18 a 20 páginas
  • Entrevistas e texto de palestra - 18 a 20 páginas
  • Resenhas - 4 a 7 páginas
  • Traduções: 20 a 15 páginas

Obs. A publicação de resenhas é restrita a livros publicados nos últimos 5 anos

d) Todos os trabalhos devem ter espaçamento entre linhas 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4; com fonte Gill Sans 11 no texto e Gill Sans 14 no título - salvar arquivo na extensão DOC (verificar template disponível no site).

e) Os textos podem ser redigidos em língua portuguesa, inglês ou espanhol e, nestes casos, os textos deverão, necessariamente, apresentar o resumo em português.

f) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

g) O resumo deverá ter, no máximo, 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser enviados em língua portuguesa, em inglês e em espanhol. Seguir a norma NBR 6028/03 da ABNT. O texto deve estar configurado seguindo o template disponível para download (artigo/relato de experiência; template resenha; template entrevista)

h) A revista aceita textos que contenham no máximo 3 autores, sendo que um deles deverá possuir o título de doutor. Professores da Educação Básica poderão submeter textos para a seção “Experiências Pedagógicas” com a titulação de especialista.

i) No caso de artigos elaborados a partir de tese, dissertações, pesquisas de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso (TCC) é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.

j) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

k) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria sistema de submissão online (Créditos do vídeo - Biblioteca Universitária Udesc). Considera-se identificação qualquer informação que possa sugerir a autoria, tais como nome de instituição, documentos referenciados, grupo de pesquisa, disciplina de cursos, fotografias ou imagens que contenha autor(es), dentre outros, e nas propriedades do arquivo.

l) Solicitamos aos autores que, ao submeterem o trabalho, preencham o cadastro completo (metadados). Em caso de dificuldades com a submissão, disponibilizamos um guia do sistema OJS que pode auxiliar (Guia Sistema OJS).

m) É obrigatória a inserção do número de registro ORCID, pois facilita a validação do DOI em caso de aprovação do artigo. Ressaltamos que o registo deve constar como perfil público e ativo. Para mais informações consultar: https://youtu.be/9htYgoypVKw (vídeo produzido por Simone Semensatto-UERGS).

n) A estrutura formal dos trabalhos deverá seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR 6022/2018 para artigos; NBR 6023/2018 para referências; NBR 101520/2012 para citações, optando pelo sistema autor-data).

o) Recomendamos a inserção de uma referência de pesquisas e publicações internacionais.

Interstício: Cada autor ou coautor só poderá ter um artigo em processo interno de avaliação, isso entre o início da submissão e o período da publicação final. Igualmente, cada autor ou coautor só poderá publicar um artigo na revista respeitando o interstício de, no mínimo, dois anos, entre as duas publicações. Neste caso, respeitaremos o intervalo de dois anos entre a publicação de um artigo submetido e o início de um novo processo de submissão efetivado pelo autor, seja ele indicado como autor principal ou como coautor.