O estágio de docência na Educação Infantil vem se constituindo como privilegiado espaço de articulação teórico-prática, mas também, como lugar no qual se dá sentido ao ser professor na relação com crianças. Essa aproximação permite aos acadêmicos do Curso de Pedagogia uma retomada dos conhecimentos construídos ao longo do curso de formação inicial que auxiliam a pensar a criança, a instituição educativa e as práticas pedagógicas observadas e vividas. O estágio, assim, torna-se uma possibilidade de reflexão e experiência, lugar de conhecimento, diálogo e constituição de identidade profissional. Neste sentido, o estágio produz eco e transforma tanto o professor em formação, quanto a criança, tendo alcance no cotidiano da Educação Infantil, cotidiano este que inspira, instiga e se modifica pela relação do acadêmico com as crianças, as professoras e com as práticas pedagógicas.

Publicado: 2019-12-17

Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar

Luciana Esmeralda Ostetto, Marta Nidia Varella Gomes Maia

1-14

Observações estagiais com bebês

Claudionor Renato da Silva, Adrielle de Sena Cardoso Rodrigues, Carleidy Batista Tavares

1-15

O estágio supervisionado na Educação Infantil: uma relação dialética entre teoria e prática

Denize Cristina Kaminski Ferreira, Cláudia Alessandra Gregório, Kátia Cristina Sommer Schmidt

1-13

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil: análise de um roteiro didático para a etapa de atuação

Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Rayane Regina Scheidt Gasparelo, Antonio Carlos Frasson

1-13

Estágio de Educação Infantil: as experiências formativas dos discentes do curso de Pedagogia da UFRB

Karina de Oliveira Santos Cordeiro, Fernanda Soares Pedreira Andrade Cruz

1-13

Uma leitura sociológica do início da docência na Educação Infantil

Klinger Teodoro Ciríaco, Cássia Soares dos Santos

1-15

O recreio na perspectiva das crianças

Fabiana de Oliveira, Tuane Francelino Araújo

1-16

Percepção dos professores da Educação Infantil acerca da psicomotricidade

Silvia Fernanda de Souza Lordani, Marília Bazan Blanco

1-16