Olhar de Professor https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor <p>A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Paraná, Brasil). Desde 1998, vem divulgando pesquisas e estudos relacionados à educação e à formação de professores. Publica artigos científicos e reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a produção de pesquisadores ligados à pesquisa, extensão universitária e docência na grande área da educação. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e das ciências sociais e humanas. Áreas de interesse - educação; educação básica; educação superior; política educacional; educação social.</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Creative Commons Attribution License</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).</p><p>c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.</p><p>d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite <a href="https://pkp.sfu.ca/"><strong>Public Knowledge Project</strong></a>, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.</p><p>e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.</p><p>______________</p><p>Authors who publish in this journal agree with the following terms:</p><p>a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Creative Commons Attribution License</a> which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.</p><p>b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.</p><p>c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.</p><p>d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. 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PORTUGAL: EDIÇÕES ALMEDINA, 2020, DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS.</p> Isabela Pereira Lopes Copyright (c) 2020 Olhar de Professor https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15441 Wed, 17 Jun 2020 14:21:17 +0000 CORONAVÍRUS E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: REPOSICIONANDO O DEBATE https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592 <p>O ensaio traz algumas questões e apontamentos sobre o impacto do novo coronavírus nos processos educativos, com especial atenção para o aprofundamento das desigualdades educacionais em situações de emergência global. Trata-se de tensionar tanto as estratégias adotadas por instituições de ensino, com o predomínio das mediações tecnológicas e utilização de ferramentas digitais, quanto os desafios de educar democraticamente no contexto atual. Finalmente, questionamos: qual o papel e quais são os limites das práticas educativas a distância em um país marcado por desigualdades estruturais?</p> Diego dos Santos Reis Copyright (c) 2020 Olhar de Professor https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592 Sat, 25 Jul 2020 00:00:00 +0000