MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL

  • Elizângela Silva Almeida FFIA
  • Flávia Angeli Ghisi Nielsen FFIA
  • Ivete Rodrigues FFIA
  • Leandro José Morilhas FFIA
  • Rodolfo Leandro de Faria Olivo FFIA
  • Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos Spadoto FFIA
Palavras-chave: ensino da administração, método de caso, metodologias de ensino-aprendizagem.

Resumo

Partindo de uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de administração, principalmente no que se refere ao emprego de recursos pedagógicos que aproximem os alunos da realidade a ser enfrentada nas organizações, este estudo investiga o Método do Estudo de Caso como disciplina na grade curricular em uma das principais instituições de ensino superior em administração de empresas do Brasil. Para obtenção dos resultados da pesquisa, o estudo foi estruturado em três etapas: entrevista qualitativa com docente das disciplinas Resolução de Casos I e II na instituição objeto de estudo, um estudo observacional nas aulas das disciplinas e um questionário quantitativo com alunos da graduação para analisar a percepção dos estudantes quanto ao emprego desse método em uma disciplina regular do curso de administração. Os resultados indicam que o método de caso promove maior integração entre a teoria e a prática, na medida em que os alunos são colocados no papel de gestores e têm que tomar decisões de negócio considerando o complexo mundo empresarial, aproximando-os da vivência no ambiente organizacional. 

Biografia do Autor

Elizângela Silva Almeida, FFIA
Graduada em Administração pela Faculdade FIA de Administração e Negócios.
Flávia Angeli Ghisi Nielsen, FFIA
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios.
Ivete Rodrigues, FFIA
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade FIA de Administração e Negócios.
Leandro José Morilhas, FFIA
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Professor do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios.
Rodolfo Leandro de Faria Olivo, FFIA
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração e Negócios.
Fábia Auxiliadora Pereira de Mattos Spadoto, FFIA
Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora de Cursos de MBA da Faculdade Fia de Administração e Negócios.
Publicado
2019-05-02
Como Citar
AlmeidaE. S.; NielsenF. A. G.; RodriguesI.; MorilhasL. J.; OlivoR. L. de F.; SpadotoF. A. P. de M. MÉTODO DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA ACADÊMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL. Olhar de Professor, v. 20, n. 2, p. 228-251, 2 maio 2019.
Seção
20(2)