PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

  • Patrícia Pedron Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Os fatores biológicos somados à pobre estimulação ambiental e à falta de conhecimento e exploração das possibilidades corporais podem afetar a aprendizagem infantil. As dificuldades escolares podem estar relacionadas com deficiências de adaptação psicomotora, que engloba problemas de desenvolvimento motor, de dominância lateral, de organização espacial, de estabilidade emotivo-afetiva, que podem provocar alteração do comportamento infantil.O objetivo do estudo foi avaliar o grau de desenvolvimento psicomotor de crianças em situação de risco social de uma escola pública onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica encontra-se abaixo da média nacional. Participaram dessa pesquisa quarenta crianças, de 06 a 07 anos, de ambos os sexos. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motor para a avaliação do desenvolvimento psicomotor. Verificou-se maior atraso no desenvolvimento motor no que se refere ao esquema corporal e à estruturação espacial, além do predomínio da lateralidade cruzada entre as crianças. Conclui-se que déficits em parâmetros psicomotores podem estar relacionados às dificuldades de aprendizagem e a baixa taxa de alfabetização apresentadas pelas crianças em situação de risco social, sendo que, o acompanhamento do perfil psicomotor de crianças em idade escolar é uma atitude preventiva, pois contribui para a formulação de estratégias que envolvam a vivência e expressão corporal de forma a facilitar o processo de alfabetização. Além disso, destaca-se o importante papel de fatores ambientais (social e escolar) e da exploração corporal no desempenho das crianças, sendo estes, primordiais para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e aprendizagem adequada.

Biografia do Autor

Patrícia Pedron, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Educação Psicomotora, tendo como público alvo crianças que se encontram na fase de alfabetização e em situação de risco social. Mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, mestranda pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação com ênfase em neurociências e estudante no Programa de Pós-Graduação (nível de especialização) em Psicomotricidade Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Publicado
2019-05-02
Como Citar
PedronP. PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO. Olhar de Professor, v. 20, n. 2, p. 305-320, 2 maio 2019.
Seção
20(2)