MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS

Conteúdo do artigo principal

Rosângela Veiga Júlio Ferreira
http://orcid.org/0000-0003-4333-0192
Camila Silva Pinho
Andreia Cristina Teixeira Tocantins
http://orcid.org/0000-0002-8364-3516

Resumo

Este texto, que é parte de uma pesquisa de iniciação científica, discute o papel que as múltiplas linguagens ocupam no ensino de História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é o de problematizar, por meio de narrativas de crianças, sentidos atribuídos a esses campos do saber a partir do trabalho com a literatura, o desenho e as linguagens cartográfica, lúdica e matemática. Pela interpretação dessas narrativas guardadas individualmente em portfólio, pode-se verificar que as experiências lúdicas com as múltiplas linguagens foram as que desencadearam aprendizagens, constituindo-se como uma metodologia a ser considerada nas práticas pedagógicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, R. V. J.; PINHO, C. S.; TOCANTINS, A. C. T. MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO METODOLOGIA PARA PENSAR O TEMPO E O ESPAÇO: O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 293–306, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7988. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF - 2001), Especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF- 2003) e Mestre em Educação (UFJF- 2007). Atualmente é professora EBTT do colégio de Aplicação João XXIII - UFJF, Vice-coordenadora da Especialização em Educação no Ensino Fundamental nessa mesma instituição, Bolsista de Pesquisa Institucional IV e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Educação, Ensino de História e Geografia nos anos iniciais, avaliação em larga escala e Alfabetização. Vice-líder do grupo de pesquisa LINFE, que desenvolve pesquisas nos campos da infância, linguagem e educação. Tem experiência na Educação Básica, no Ensino Superior, no Ensino à Distância, na Coordenação Pedagógica e se interessa pelos temas relacionados a formação do leitor.

Camila Silva Pinho, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Atuou como professora anos iniciais do ensino fundamental do Governo do Estado de Minas Gerais - Escola Estadual Professor Lopes e como orientadora pedagógica - Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais - JF. Atuou como Pedagoga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Atualmente ocupa o mesmo cargo no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação geográfica e histórica, tecnologias educacionais.

Andreia Cristina Teixeira Tocantins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente cursa Especialização em Educação no Ensino Fundamental pelo Colégio de Aplicação João XXIII, cursa também a modalidade de Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, além de atuar como bolsista de Treinamento Profissional/Iniciação Científica (BIC) no projeto "Educação Geográfica e Histórica pelas Imagens Literárias: múltiplas linguagens", no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Bolsista voluntária no projeto "Tempos e Espaços de leitura", na Faculdade de Educação (UFJF). Desenvolve pesquisas nas áreas de educação infantil, ensino de Geografia e História e Formação Continuada de professores.