A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Mariana Soares da Silva Peixoto Belo
Leda Freitas de Jesus

Resumo

Este trabalho objetivou refletir sobre a Política da Educação do Campo no Brasil e o protagonismo do homem do campo na articulação entre uma prática pedagógica problematizadora e o reconhecimento identitário dos saberes locais. Foram analisados os principais instrumentos jurídicos relacionados à construção da Educação do Campo no Brasil e artigos científicos sobre o tema. Educação é um direito publico, e há políticas públicas garantindo o acesso ao ensino obrigatório e gratuito. A Política da Educação do Campo, ao considerar as particularidades da formação humana no e do campo, valoriza a identidade e a diversidade das pessoas que vivem e trabalham no meio rural.Como estratégia direcionada às populações do campo, a adoção da Pedagogia da Alternância representa um processo dinâmico, dialógico e participativo,propiciador do empoderamento do sujeito do campo por meio da aprendizagem como experiência e vivência de e no mundo. A valorização dos diferentes saberes dos sujeitos locais faz com que a Educação do Campo seja uma política educativa identitária, que resgata elementos que privilegiem o ser humano na sua integralidade, instrumentalizando-o para intervenção e transformação da sua realidade, mas que precisa de autonomia e democracia para preservar a identidade e a dinâmica da sociedade camponesa.

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Como Citar
BELO, M. S. da S. P.; JESUS, L. F. de. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 221–235, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/7914. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mariana Soares da Silva Peixoto Belo, Fundação Oswaldo Cruz (Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP) Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutora em saúde pública. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz; Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Leda Freitas de Jesus, Fundação Oswaldo Cruz (Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP)

Mestre em saúde pública. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz