Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras

Conteúdo do artigo principal

REJANE MARIA DE ALMEIDA Amorim
http://orcid.org/0000-0003-3683-4026
Leny Cirstina Soares Souza Azevedo
http://orcid.org/0000-0002-3233-1651

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre a formação inicial do professor, e tem por objetivo apresentar o relato de experiências com estágios indicando limites e potencialidades vivenciadas nesse período. Esse estudo é fruto de pesquisa - ação realizada com alunos do curso de Pedagogia da XXXXdurante o semestre em que cursaram as disciplinas de Prática de Ensino dos Anos Iniciais e Prática de Ensino em Política e Administração Educacional entre 2010 e 2012. A articulação das duas práticas é resultado de amplas discussões e trocas estabelecidas entre as professoras pesquisadoras, que percebem a fragilidade na formação do pedagogo, considerando que realizam seus estágios dentro de uma realidade contraditória, que por um lado pretende a imersão no campo para que seja possível aprender com ele, e por outro, formar para promover uma ruptura com práticas nem sempre alinhas a qualidade pretendida. Desse modo, os estágios estão direcionados para construção dos saberes docentes, na tentativa de aprofundamento do debate e conhecimento do campo para além de um semestre letivo, mas para justamente compor em conjunto com as disciplinas teóricas o início da profissionalização do pedagogo. As análises partem de documento escrito pelos próprios alunos, protagonistas de sua formação, em forma de relatório e portfólio de estágio que permitem refletir sobre estas experiências. Essas escutas e leituras contribuem sobremaneira para produção de um conhecimento potencialmente importante para todos aqueles que, conhecendo melhor a prática de formação inicial do pedagogo, compreendam e aprofundem estudos sobre sua profissionalização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
AMORIM, R. M. D. A.; AZEVEDO, L. C. S. S. Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 61–72, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Didática e Práticas de Ensino
Biografia do Autor

REJANE MARIA DE ALMEIDA Amorim, UFRJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ). Doutora no programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduada em Pedagogia e Especialista em Educação. Atua no Ensino Superior com formação de professores nas áreas de Didática e Ensino da Escrita, Alfabetização e Letramento. É membo do Projeto Fórum de ensino da Escita. Coordena a Dsiciplina de Fundamentos da Educação do Consórcio CEDERJ. Compõe o grupo de Pesquisa sobre Saberes docentes para o Ensino da Escrita, e Coordena pesquisa sobre Letramento Acadêmico.                                                                                     

Leny Cirstina Soares Souza Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1979), mestrado em Educação Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando aulas na disciplina "Educação Brasileira", nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas ( Letras, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia, Educação Física e Biologia). Integro a Comissão de Apoio a Docência (PADES)e coordenei a Extensão da Faculdade de Educação(2011-2014) e o Curso de Especialização em Gestão Pública(2011-2013). Experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Formação de Professores,Escola Pública, Políticas Educacionais, Juventude e Memória. PIBIC: 2013-2016. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.