AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Conteúdo do artigo principal

Márcia Regina Onofre
Andressa de Oliveira Martins

Resumo

O estudo aqui apresentado objetivou ao longo de 18 meses, analisar o processo de profissionalização docente enfocando os dilemas, desafios e perspectivas do cotidiano de trabalho e dos reflexos desses fatores para a carreira dessas profissionais. Com um processo de formação centrado na escola estabelecemos a parceria entre universidade-rede, por meio, de um estudo exploratório descritivo envolvendo 20 participantes da CEMEI (2 educadoras, 14 professoras, 1 gestora e 3 agentes educacionais), 2 professoras da universidade e 4 licenciandas do curso de pedagogia da UFSCar. Os dados foram levantados por meio de análise de diários reflexivos e questionários com questões abertas. A análise dos diários e dos questionários foi realizada partindo de 5 categorias: identidade profissional; desafios e dilemas da carreira; parceria universidade-rede; processos formativos e saberes docentes; perspectivas profissionais e políticas. Os resultados apresentados confirmam que a construção da identidade profissional se dá longo da carreira e trajetória de vida do sujeito. Nesse exercício de construção e ressignificação da identidade profissional é preciso que haja mudanças que além de depender dos professores e da sua formação, também dependem da transformação das práticas pedagógicas na sala de aula e investimentos em políticas comprometidas com projetos desenvolvidos no interior da escola, possibilitando a parceria entre universidade e rede e a continuidade dessas ações a longo prazo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ONOFRE, M. R.; MARTINS, A. de O. AS VOZES DAS PROFESSORAS DA CRECHE: UM ESTUDO COMPARTILHADO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 206–220, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6767. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo