SEXUALIDADE E GÊNERO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: UTILIZANDO A OFICINA ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO

  • Maria Salete Zufelato Vencel ASSER- Porto Ferreira
  • Rita de Cássia Petrenas Unesp/Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
Palavras-chave: sexualidade, gênero, formação docente, licenciatura

Resumo

Esse estudo aborda as questões da formação docente e a temática sexualidade enquanto assuntos que apresentam desafios e contradições no contexto educacional. O objetivo desse trabalho foi de analisar o que ocorre em sala de aula quando o assunto refere-se à temática gênero, após a realização de uma oficina oferecida a alunos de Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, durante uma Semana de Estudos Integrados de um instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo. A oficina teve como título “Abordando sexualidade e gênero na formação docente”. Foi possível perceber, após análise da mesma, que os alunos dos cursos de licenciatura conhecem muito pouco sobre a temática sexualidade e especificamente gênero; há uma visão biologizante sobre o assunto e não há maturidade para um debate mais incisivo no assunto. Assim, pesquisas que envolvam a formação docente e a temática da sexualidade são fundamentais nos cursos de licenciatura, para que possam proporcionar discussões e mudanças nos currículos dos cursos de graduação para que tenhamos em um futuro próximo uma sociedade menos preconceituosa e mais tolerante.

Biografia do Autor

Maria Salete Zufelato Vencel, ASSER- Porto Ferreira
Doutora em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo. Diretora da ETEC Manoel dos Reis Araújo, em Santa Rita do Passa Quatro/SP.
Rita de Cássia Petrenas, Unesp/Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara. Coordenadora e professora do Curso de Pedagogia nas Faculdades UNICEP - Associação de Escolas Reunidas. Professora da Fundação Educacional de Ituverava/SP. Integrante do NUSEX - Núcleo de Estudos da Sexualidade. São Paulo StateUniversity (UNESP). 
Publicado
2019-05-02
Como Citar
Zufelato VencelM. S.; PetrenasR. de C. SEXUALIDADE E GÊNERO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: UTILIZANDO A OFICINA ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO. Olhar de Professor, v. 20, n. 2, p. 291-304, 2 maio 2019.
Seção
20(2)