A formação docente ante uma reforma educativa. Estudo em escolas de nível médio e superior em Chiapas, México

Conteúdo do artigo principal

Leticia Pons Bonals
Juan Carlos Cabrera Fuentes

Resumo

Propõe-se uma formação alternativa para docentes de educação média superior em Chiapas que responde aos problemas de formação que enfrentam a quatro anos de implementação da Reforma Integral da Educação Média Superior (RIEMS). A proposta é resultado de um estudo coletivo de casos em cinco escolas da zona central de Chiapas, México e procura potenciar o conhecimento prático de seus docentes, mediante processos de investigação, reflexão e ação que tomam como baseie suas experiências pessoais, profissionais e sociais.

O artigo tem três partes. Primeiro aborda-se o conceito de formação e precisa-se o tipo de estudo realizado. depois explicam-se os problemas da educação média superior em Chiapas, através da análise de indicadores educativos e as propostas de formação da RIEMS. Para finalizar expõem-se os elementos que configuram a proposta alternativa de formação como resposta às necessidades propostas pelos docentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PONS BONALS, L.; CABRERA FUENTES, J. C. A formação docente ante uma reforma educativa. Estudo em escolas de nível médio e superior em Chiapas, México. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 251–276, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5839. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Leticia Pons Bonals, Universidad Autónoma de Chiapas

Docente e investigadora de la Universidad Autónoma de Chiapas. Imparte clases en la licenciatura en pedagogía, la maestría en estudios culturales y el doctorado en estudios regionales.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.