O absenteísmo escolar na classe de repetentes: um estudo de caso etnográfico

Conteúdo do artigo principal

Suziane de Santana Vasconcellos

Resumo

Este estudo apresenta o absenteísmo escolar e sua regulamentação, além de observar estas questões a partir da perspectiva dos sujeitos de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Este artigo foi elaborado a partir da dissertação de mestrado, na qual, objetivava observar o processo de escolarização de alunos e alunas de uma classe constituída apenas por repetentes e multi repetentes. Este estudo foi fundamentado na abordagem etnográfica, no qual utilizou recursos etnográficos tais como: observação participante, entrevista, análise documental que mediante uma análise indutiva resultou em reflexões e discussões sobre o processo de escolarização dos alunos da classe de repetentes. Dentre estas reflexões e discussões o absenteísmo está presente como parte deste processo. Este artigo tem intuito de contribuir para discussões e pesquisas sobre o absenteísmo escolar, repetência e fracasso escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VASCONCELLOS, S. de S. O absenteísmo escolar na classe de repetentes: um estudo de caso etnográfico. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 277–294, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5393. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Suziane de Santana Vasconcellos, UERJ

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação (2010). É graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco (2006). Atua como professora contratada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).