Gestão da Ampliação do Ensino Fundamental de 9 anos: movimentos histórico-oficiais e no campo da pesquisa. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0004

Conteúdo do artigo principal

Rosilene Lagares

Resumo

Neste artigo, construído por meio de pesquisa bibliográfica e documental, cujo tom pretende-se construtivo, descrevemos e examinamos informações acerca dos movimentos histórico-oficiais para o processo de constituição do ensino fundamental de nove anos, com suas disposições, justificativas e significados, sublinhando os principais argumentos, a partir das normas e dos documentos orientadores do final dos anos 1990. Apresentamos, também, ideias do interior desse processo, de modo a contribuir com outras configurações e contornos acerca deste nível de ensino, com a política de ampliação sob a ótica da efetivação do di­reito à educação de qualidade para todas as pessoas em todos os territórios municipais brasileiros. No estudo, destacamos contradições no interior das próprias orientações, com as excepcionalidades; impasses do processo de ampliação, a despeito da existência de várias normas e diretrizes nacionais; e enfatizamos alguns desafios que ainda se fazem presentes para a constituição de um novo ensino fundamental. Nesse contexto, a política de ampliação está eminentemente desintegrada da política de educação infantil e o trabalho pedagógico da educação infantil sem iluminar e ter continuidade no ensino fundamental. Para tanto, a ampliação exige dos sistemas de ensino instrumentos jurídicos, políticos, econômicos, pedagógicos e administrativos, para sairmos de declarações formais muitas vezes sistematicamente desrespeitadas. Por fim, apontamos que ainda constitui-se em desafio a democratização do debate entre os próprios profissionais da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LAGARES, R. Gestão da Ampliação do Ensino Fundamental de 9 anos: movimentos histórico-oficiais e no campo da pesquisa. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0004. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 75–98, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5210. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Políticas e Práticas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 9 anos
Biografia do Autor

Rosilene Lagares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Professora da UFT, Campus de Palmas, Mestrado em Educação e Curso de Pedagogia.