O ingresso de crianças de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos: o olhar de professores da rede municipal de São Carlos-SP. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0007

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Cardoso de Moraes
Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender de que maneiras os/as professores/as do primeiro ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal de São Carlos, concebem, desenvolvem e implementam a política de ampliação do ensino obrigatório, tendo em vista suas demandas e sua influência direta sobre a escola e seus alunos. Para este trabalho, nosso foco é apresentar e analisar o que as coordenadoras e professores, participantes da pesquisa mais ampla, dizem, pensam e entendem sobre o ensino fundamental de nove anos, tendo em vista suas experiências junto aos alunos do primeiro ano deste nível de ensino. Participaram do estudo cinco coordenadoras e dezoito professores de cinco unidades escolares diferentes. Para a coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas com todos os participantes. Pode-se concluir, a partir dos depoimentos dos participantes, que a maioria concorda com a ampliação do ensino fundamental para nove anos evidenciando como aspectos positivos da política, a antecipação do ingresso das crianças ao referido nível de ensino e consequente antecipação do processo de alfabetização, pois a partir da ampliação as crianças terão mais tempo para se alfabetizar, maiores oportunidades de aprendizagem e terão o ensino voltado aos seus interesses e necessidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MORAES, A. C. de; OLIVEIRA, R. M. M. A. de. O ingresso de crianças de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos: o olhar de professores da rede municipal de São Carlos-SP. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0007. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 129–148, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5209. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Políticas e Práticas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 9 anos
Biografia do Autor

Alessandra Cardoso de Moraes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), área de concentração Processos de Ensino e de Aprendizagem, desenvolve pesquisa na linha de Formação de professores e outros agentes educacionais. Atua como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de São Paulo e como tutora virtual no curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância - Universidade Aberta do Brasil sob responsabilidade da referida Universidade - UAB/UFSCar.

Endereço: Rua Laura Villani Piovesan, 65; ap. 103 bloco 4. CEP: 13563-652. Jardim Ipanema, São Carlos/SP.

Email: moraes.ale@gmail.com

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Prof. Drª do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas  e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolve pesquisas na linha de Formação de professores e outros agentes educacionais, novas tecnologias e ambientes de aprendizagem. Líder do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas

Endereço: Rodovia Washington Luís, Km 235- SP 310. CEP: 13565-905. São Carlos/SP.

Email: rosa@ufscar.br