O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos

Conteúdo do artigo principal

Thomas Massao Fairchild
Alana Clemente Lima
Belly Elimy Tavares Honório

Resumo

O presente artigo apresenta resultados preliminares do projeto “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira” produzidos pela equipe sediada em Belém/PA. Tem por objetivo discutir a relação entre sujeito psíquico e sujeito cognoscente em processos de alfabetização. O trabalho centra-se na análise do desempenho de duas crianças das séries iniciais do EF/9, documentado por meio de diário de campo e de instrumentos de diagnóstico elaborados pela equipe. As análises mostram que as posições assumidas pela criança na relação com professores e colegas podem conduzir à elaboração de resistências que as levam a evitar as tarefas propostas e, consequentemente, têm um impacto direto no desenvolvimento das competências verificadas por meio de instrumentos objetivos de diagnóstico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FAIRCHILD, T. M.; LIMA, A. C.; HONÓRIO, B. E. T. O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 415–430, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Thomas Massao Fairchild, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras-Língua Portuguesa e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Pará. Coordenador local do projeto "O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira".

Alana Clemente Lima, Universidade Federal do Pará

Aluna de graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Bolsista do projeto "O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira".

Belly Elimy Tavares Honório, Universidade Federal do Pará

Aluna de graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Bolsista do projeto "O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira".

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)