A formação continuada dos professores da Educação Superior

Conteúdo do artigo principal

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
Sirley Terezinha Filipak
Mirian Celia Castellain Guebert

Resumo

Ao ingressar como docentes na educação superior, os egressos de cursos de bacharelado, especialização, mestrado ou doutorado em áreas específicas passam a atuar numa área em que apenas o conhecimento dos conteúdos não é suficiente. A dinâmica da sala de aula e a orientação da aprendizagem dos alunos são procedimentos complexos, que exigem formação específica. Este artigo faz uma reflexão sobre a importância da formação continuada para professores iniciantes na educação superior. A partir da contextualização do tema, discute o conceito de formação inicial e continuada, para analisar os resultados da prática realizada em uma universidade privada. Fundamenta-se o estudo em Imbernón (1994), Canário (1997), Masetto (2001), Tardif (2002), Gil (2009) e Saviani (2009), entre outros. Foram utilizados, igualmente, como suporte, o documento “Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad”, da CEPAL; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.393/96; e o Relatório Delors, apresentado pela UNESCO. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu professores iniciantes que participaram de um curso de formação pedagógica no ano de 2011. Os dados foram tabulados e categorizados para, em seguida, serem analisados. Como resultado, espera-se haver colaborado para demonstrar a necessidade da formação pedagógica para os docentes que iniciam seu trabalho na educação superior, suscitando uma  reflexão aprofundada sobre suas práticas e as necessidades a partir delas evidenciadas.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, A. M.; FILIPAK, S. T.; CASTELLAIN GUEBERT, M. C. A formação continuada dos professores da Educação Superior. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 337–351, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4281. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Caderno Temático - Professores Iniciantes
Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre e Doutora em Educação. Diretora de Graduação e de Avaliação Institucional da PUCPR.

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre e Doutora em Educação.

Mirian Celia Castellain Guebert, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação.