Escolas públicas localizadas no campo no Estado do Paraná: diretrizes curriculares e práticas escolares. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0007

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Maria Antônia Souza
Maria Iolanda Fontana
Patrícia Correia de Paula Marcondes

Resumo

Este texto traz uma reflexão sobre as escolas públicas localizadas no campo no estado do Paraná e apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP). A pesquisa, de perspectiva colaborativa, tem sido desenvolvida mediante a utilização da observação e de seminários com os professores das escolas públicas, com registros em diário de campo. Criou-se, por meio do Observatório, um processo de formação continuada denominado de Cursos de Extensão Itinerantes. Nesse processo formativo discute-se a educação do campo a partir de dois eixos teóricos: prática escolar e experiência coletiva; política educacional e diretriz curricular. Os municípios em que estão localizadas essas escolas possuem características rurais. Apesar disso, verifica-se que as políticas educacionais e as práticas escolares priorizam conteúdos distantes da prática social dos sujeitos que estão na escola, materiais didáticos que valorizam as relações urbanas e colocam os povos do campo em posições inferiores. Constata-se que a maioria das Secretarias Municipais de Educação não teve acesso ao debate e nem à produção do conhecimento da educação do campo; da mesma forma, os professores indicam que pela primeira vez têm podido estudar textos que os inquietam a respeito do campo, trabalho e diversidade de povos.

Palavras-chave: Escolas públicas. Educação do campo. Prática escolar.