Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil

Conteúdo do artigo principal

Camila Tanure Duarte
Maévi Anabel Nono

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DUARTE, C. T.; NONO, M. A. Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 431–446, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Camila Tanure Duarte, Escola Municipal Ezequiel Ramos (Prefeitura de São José do Rio Preto)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE). Professora de uma escola municipal de São José do Rio Preto.

Maévi Anabel Nono, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP/IBILCE)

Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP/IBILCE).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)