Progresso, modernização e sustentabilidade: desafios para as políticas agrícolas. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0009

Conteúdo do artigo principal

Telmo Marcon

Resumo

 O presente texto é resultado de pesquisas bibliográficas já realizadas e discute como o discurso da modernização e do progresso, de modo mais acentuado nas últimas duas décadas, vem conquistando cada vez mais uma posição hegemônica também em relação à agricultura. Nesse movimento, predomina uma perspectiva determinista, segundo a qual não existe qualquer possibilidade alternativa ao modelo dominante que se acha em implantação desde a década de 1950 no contexto da revolução verde, baseado no uso intensivo de produtos químicos. As experiências de produção da subsistência tradicionalmente construídas são desprezadas em nome da modernização e do progresso. Nesse contexto, ganha destaque a exploração intensiva do solo, a destruição de recursos naturais e o uso em larga escala de insumos químicos. Até onde esse modelo sustenta-se? Como ficam as experiências historicamente construídas, desqualificadas como inviáveis? Quais são os riscos desse modelo para as pessoas e para o planeta, ou seja, para o futuro da humanidade?

Palavras-chave: Políticas agrícolas. Modernização. Progresso. Sociedade de riscos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARCON, T. Progresso, modernização e sustentabilidade: desafios para as políticas agrícolas. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0009. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 131–142, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3664. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Caderno Temático - Educação no Campo
Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP, pós-doutorado em educação intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e pesquisador no Programa de pós-graduação em educação na Universidade de Passo Fundo/RS. E:mail: telmomarcon@gmail.com.