O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010

Conteúdo do artigo principal

Rosimeire Maria Orlando Zeppone
Alda Junqueira Marin

Resumo

Este estudo tem como foco problematizar alguns impactos da política de inclusão escolar no trabalho de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Seu objetivo é descrever e analisar situações de sala de aula para compreensão de aspectos pedagógicos detectados com auxílio de questionários, entrevistas e observações em abordagem de cunho etnográfico. Os dados obtidos foram analisados por meio da categoria teórica de habitus, proposta por Bourdieu (1989), e das categorias ação e prática, conforme delimitadas por Gimeno (1998). Foi possível identificar impactos iniciais das políticas e mudanças organizadas ao redor de algumas chaves de análise selecionadas para este artigo: procedimentos para ensinar, aprender, avaliar e dinâmicas de socialização. A hipótese inicial orientadora do estudo foi comprovada, pois a inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino regular das redes de ensino causa impactos diferenciados no trabalho dos professores. Em face de disposições presentes em seus habitus, as professoras iniciaram seu trabalho com as práticas entendidas como disposições culturais presentes nas escolas instaladas para o trabalho com crianças sem deficiência. Gradativamente passaram a ter ações diferenciadas entre elas, mas alterando seus procedimentos para ensinar de modo que todas as crianças passassem a aprender e para avaliá-las, assim como tomaram providências para novas necessidades de dinâmicas de socialização entre as crianças, apesar do acúmulo de trabalho e das condições precárias.

Palavras-chave: Educação Especial. Políticas de Inclusão Escolar. Trabalho Docente.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ZEPPONE, R. M. O.; MARIN, A. J. O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aula. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 145–155, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3625. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Rosimeire Maria Orlando Zeppone, UFSCar

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia. Mestre pela UFSCar. Doutora pela UNESP. Atualmente pós-doutoranda pela UFSCar. Integrante do LEPEDE'ES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação-Educação Especial.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.