Infância e educação em De Pueris de Erasmo de Rotterdan. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0011

Conteúdo do artigo principal

Márcio Danelon
Marco Aurélio Gomes Oliveira
Solange Raquel Richter

Resumo

O presente texto tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a imagem de infância qual como ela aparece em De Pueris, de Erasmo de Rotterdan. Como esse filósofo não criou, efetivamente, uma concepção de infância, queremos resgatar, na obra mencionada, a imagem de infância e sua relação com a educação. Nesse caso, observaremos que a função da educação na infância é instituir a racionalidade na criança, como um processo de humanização e substancialização do infante. Para isso, faremos uma breve contextualização histórica do renascimento, dando destaque para o aspecto pedagógico deste período. A partir da concepção antropológica de Erasmo, que parte da premissa de que o homem não nasce homem, mas transforma-se em homem, observaremos que é pela educação da criança que se faz este homem. Neste caso, é pela educação que se potencializa a substância racional da criança. Assim, o homem será o produto da educação que recebeu na infância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DANELON, M.; OLIVEIRA, M. A. G.; RICHTER, S. R. Infância e educação em De Pueris de Erasmo de Rotterdan. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0011. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 157–165, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3359. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Márcio Danelon, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1994), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia, Membro de corpo editorial do Educação e Filosofia e Membro de corpo editorial do Educação e Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Liberdade, Existencialismo, Sartre, Ética sartreana.

Marco Aurélio Gomes Oliveira

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Especialista em Educação Especial com ênfase na Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação do Prof. Dr. Armindo Quillici Neto. Área de pesquisa: Infância e Filosofia; Educação Infantil; Políticas Educacionais na área da Educação Infantil.

Solange Raquel Richter, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação nas áreas de Educação Infantil, Filosofia da Educação. Mestranda na área de Educação, na linha de Historia e historiografia da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.