Extensão universitária no currículo das licenciaturas: inovação e relação de sentido DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010 - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010

Conteúdo do artigo principal

Rosemary Ferreira da Silva
Marise Marçalina de Castro Silva Rosa

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a extensão universitária como elemento curricular na formação de professores, ressaltando seu papel na construção de saberes necessários ao exercício da docência, em uma perspectiva inovadora, a partir da concepção de inovação pedagógica desenvolvida por Carlos Nogueira Fino, que alia investigação e práticas pedagógicas. Utilizou-se como embasamento teórico a concepção de campo em Pierre Bourdieu, como forma de analisar o espaço social em que os currículos dos cursos de formação de professores são construídos, as relações entre os agentes construtores e a institucionalização do debate. Na análise da recategorização da extensão universitária como elemento curricular impulsionador da construção e desenvolvimento de relações de saber, buscou-se embasamento em Maurice Tardiff e Bernard Charlot. Essas relações, por sua vez, ao serem compreendidas como produções do universo da prática em sua multidimensionalidade, encaminham- se para a discussão efetivada por Angél Pérez Gomez, que atenta para os riscos de descontextualização a que a individualização das práticas pode incorrer. Conclui-se que o desenvolvimento de práticas extensionistas se estabelece como uma rede relacional em que os agentes articulam as demandas sociais e as proposições advindas dos saberes em construção, estabelecendo relações de sentido que se configuram como uma das estruturas dos mecanismos de produção, transmissão e difusão do capital cultural na formação docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, R. F.; SILVA ROSA, M. M. de C. Extensão universitária no currículo das licenciaturas: inovação e relação de sentido DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010 - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 371–380, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3352. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Marise Marçalina de Castro Silva Rosa

Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Universidade Federal do
Maranhão