Os desafios da heterogeneidade na sala de aula de Educação Musical: uma leitura interdisciplinar das políticas e práticas experimentadas - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0011

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Celia Maria Haas
Oswaldo Luís Mori

Resumo

Esta pesquisa procura discutir, refletir e compreender as práticas pedagógicas numa sala de aula de educação musical, desafiada pela heterogeneidade dos alunos do Centro de Estudos Musicais – Tom Jobim, de São Paulo - Brasil. Esta diferença foi classificada em três categorias: alunos musicalmente talentosos; alunos que vêm à escola para aprender música; e aqueles com dificuldades no aprendizado musical. Para conhecer a referida instituição foram analisados os Decretos que a criaram, destacando as três gestões pedagógicas, no período de 1994 a 2003, pois cada uma delas demandou mudanças nas práticas do professor. O estudo apoia-se também na descrição da própria história de vida, realçando as práticas desenvolvidas cotidianamente no enfrentamento dos desafios postos pelas diferenças entre os alunos e demandas das diferentes propostas pedagógicas de cada gestão e nas contribuições da Educação Musical (KOELLREUTTER, 1990) e da Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002). As conclusões apontam para as vantagens, em salas heterogêneas, de projetos musicais conjuntos, nos quais cada aluno contribui com seus recursos e possibilidades, ultrapassando a formação musical, preparando-os para uma escuta sensível à cultura em geral.