Materiais da/de Arte para as crianças

Conteúdo do artigo principal

Susana Rangel Vieira da Cunha
https://orcid.org/0000-0002-5246-0469

Resumo

Este artigo enfoca os materiais que constituem as produções da Arte e os materiais ofertados às crianças nos contextos escolares. Entende-se que, atualmente, no campo da Arte, qualquer material é considerado como veículos para configurar ideias e, nas escolas, perduram os materiais tradicionais. O que são materiais da Arte de hoje? Como a Escola entende os materiais da Arte? São as questões que guiaram as reflexões sobre a presença/ausência dos materiais da Arte, bem como seus usos nos contextos educativos. Para tanto, foram utilizados dados de pesquisas desenvolvidas no nível de graduação e pós-graduação de uma Faculdade de Educação e pesquisas em redes sociais. Compreende-se que as transformações operadas no campo da Arte desde metade do séc. XIX chegam vagarosamente nos contextos educativos infantis, havendo incompreensão da necessidade de trazer outros materiais para as crianças ampliarem seus processos de investigação e criação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CUNHA, S. R. V. da. Materiais da/de Arte para as crianças. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17695.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17695. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas
Biografia do Autor

Susana Rangel Vieira da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora em Arte e Educação, Universitat de Barcelona. Doutora e Mestra em Educação, Licenciada em Artes Plásticas, UFRGS. Pesquisadora e Professora Associada aposentada Faculdade de Educação, UFRGS. Proprietária do Amarelo Van Gogh: Consultoria em Arte & Educação.

Referências

Referências:
ÁLVAREZ, Irene Fernández. Curso Introducción Bases Creactectura. Plataforma: https://formacion.createctura.es/ Outubro 2020

BOHNS, Neiva. dos objetos nascem objetos. Blogspot Lia Menna Barreto. 2003. Disponível em https://lia-mennabarreto.blogspot.com/2008/02/neiva-bohns.html Acesso: 1 de marco 2021

CANTON, Katia. Temas da arte contemporânea e mundo de artista: a narrativa como método para o ensino da arte. Espaços da mediação a arte e seus públicos. 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002647457 Acesso: 5 de março de 2021

CUNHA, Maria Eduarda R. V. Esconde/mostra: a diferença no ensino de Artes. Porto Alegre: Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Uma arte do nosso tempo das as crianças de hoje. CUNHA, Susana Rangel Vieira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Orgs.) Arte contemporânea e educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Como vai a arte na Educação Infantil? Arte e Educação Infantil. Revista Apotheke e-periódico. Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, v. 5 n. 3, 2019

CHIARELLI, Tadeu. Apropriação/Coleção/ Justaposição. Catálogo da Exposição Apropriações/Coleções. Porto Alegre: Santander Cultural, 2002.

FERREIRA, Glória. COTRIN, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006

GANDINI, Lella [et al.], O papel do ateliê na Educação Infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Trad. Ronalldo Cataldo Costa.Porto Alegre: Penso, 2012.

HERKENHOFF, Paulo. Quase brinquedos de Lia Menna Barreto. In: BARRETO, Lia Menna. Lia Menna Barreto: ordem noturna. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1995. Disponível em: https://www.escritoriodearte.com/artista/lia-menna-barretoAcesso: 1 de marco 2012

HOLM, Anna Marie. Baby-Art: Os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

LEONTIEV, A. N. Os Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. (Org.). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1994.

MENNA BARRETO, Lia. Lia Menna Barreto faz sinergia de arte e vida. Entrevista a Juliana Monachesi. Folha de São Paulo. São Paulo: Ilustrada, 2000. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1003200032.htm
Acesso: 2 de marco 2021

BARRETO, Lia Menna. A Palavra Está com Elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2014.

MOREIRA, Andréia. ARTE CONTEMPORÂNEA E REGISTROS DE CRIANÇAS: autacom_petit, um ateliê supra-sensorial. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MARCOLINO, Amanda Cristina. e SILVA José Marcos Romão da. William Kentridge e a materialização do tempo no espaço. São Paulo: Revista Educação Gráfica (on line), V. 20, número 03, 2006. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/william-kentridge-e-a-materializacao-do-tempo-no-espaco-william-kentridge-and-time-materialization-in-the-space Acesso: 02 de março de 20121

OSTETTO, Luciana E. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de formação de Professores de Educação Infantil: Princípios e Fundamentos. Acervo digital Unesp. São Paulo: Cultura Acadêmica, V. 3, 2010,

PUGLIESE, Vera. Notas sobre a poética de Henri Matisse e sua relação com matrizes orientais. In: 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Anais. Belém do Pará: Ed. Belém: ANPAP/PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/simposios/10/Vera%20Pugliese.pdf Acesso: 3 março 2021

RECH, Bárbara Bassani. Imaginário infantil: desenhos de meninos e meninas. Porto Alegre: Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Educação Infantil, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2008.

RICHTER, Sandra R. S. Criancas pintando: Experiências Lúdica com as cores. CUNHA, Susana Rangel Vieira (Org) As artes no universo infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 3ª Edição, 2014.

TIBURI. Marcia. Arte Contemporânea: sobre nossa dificuldade de pensar e fazer. Revista As Partes (on line). Porto Alegre: Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, número 7, Dez/2012
Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/usu_doc/as_partes_7_dez_2012.pdf
Acesso: 5 de marco de 2021

VERAS, Eduardo. Percurso da Artista Teresa Poester. Canal Contemporâneo (on line). Porto Alegre: Setembro 2019
Disponível em:http://www.canalcontemporaneo.art.br/arteemcirculacao/archives/009451.html
Acesso: 2 de marco de 2021