Pedagogias culturais e proposições pedagógicas: Experimentações artísticas com crianças do tempo presente

Main Article Content

Jéssica Maria Freisleben
https://orcid.org/0000-0003-3581-3979
Lutiere Dalla Valle
https://orcid.org/0000-0002-8547-7793
Márcia Silveira Cassol
https://orcid.org/0000-0003-2763-2502

Resumo

: Este artigo tem por objetivo analisar experimentações artísticas com crianças a partir de quatro proposições desenvolvidas em distintos espaços educativos na cidade de Santa Maria - RS. As perspectivas educativas da cultura visual, respaldada por Raimundo Martins (2011), emaranhada pelas reflexões de Susana Rangel Vieira da Cunha (2010, 2014, 2017), e da bricolagem (KINCHELOE; BERRY, 2007) compõem o campo teórico-metodológico que busca problematizar produções gráficas infantis entrelaçadas por seus repertórios visuais. Dessa maneira, a escrita aborda modos de propor e refletir a experiência do fazer artístico com crianças, estimulando seu protagonismo a partir da potência pedagógica das narrativas visuais que habitam seus imaginários. Os resultados apresentados enredados pelo referencial teórico oferecem pistas para seguirmos investigando e propondo o campo das pedagogias culturais como alternativa às práticas pedagógicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
FREISLEBEN, J. M.; DALLA VALLE, L.; CASSOL, M. S. Pedagogias culturais e proposições pedagógicas: Experimentações artísticas com crianças do tempo presente. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-32, 21 ago. 2021.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas
Biografia do Autor

Jéssica Maria Freisleben, Universidade Federal de Santa Maria

Jéssica Maria Freisleben, arroiomeense, gaúcha e moradora da cidade de Santa Maria/RS. Licenciada em Arte Visuais, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Especialista em Arte na Educação, pelo UNiversidade do Oeste Paulista - UNOESTE/SP. Mestra em Educação, pela UFSM/RS. Graduanda do 5o semestre em Licenciatura em Pedagogia, pela UFSM/RS e cursa a Especialização em Artes, pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Professora de Arte do Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria/RS, e do Ensino Médio e Ensino Fundamental no Colégio Centenário, também em Santa Maria/RS. 

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Artes Visuais e Educação (Doctorat Arts Visuals i Educació - Universitat de Barcelona/ES, 2012); Mestre em Artes Visuais e Educação (Màster Universitari en Arts Visuals i Educació: Un Enfocament Construccionista - Universitat de Barcelona/ Girona/Granada - Espanha/ 2009) - ambos com orientação do Prof. Dr. Fernando Hernández - Catedrático da Universitat de Barcelona (Sector Pedagogías Culturales); Mestre em Educação (Linha Educação e Arte) pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008); Especialista em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) - com enfoque na Perspectiva dos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ); Licenciado em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003); Bacharéu em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - LP4 Educação e Artes-PPGE/UFSM. Na graduação, atua nas disciplinas de Artes Visuais e Educação nos Cursos de Pedagogia, Educação Especial, e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Artes Visuais). 

Márcia Silveira Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Desenho e Plastica Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) . Concluiu o Curso de Especialização Tecnologias na Educação, pela PUC/RIO, modalidade à distância(2010). Atualmente é professora titular da Prefeitura Municipal de Santa Maria, atuando com regência de classe na EMEF j/ aoCAIC LUIZINHO de GRANDI e na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área do ensino da Arte, com ênfase em Artes Plásticas, atuando nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Referências

CORSARO, W. A reprodução interpretativa e o brincar de "faz de conta" das crianças. Educação, Sociedade e Culturas. Portugal, n.17, 2002. p. 113-134.

CUNHA, S. R. V. da. Cultura Visual e Infância. In: REUNIÃO DA ANPED, 31, 2008, Caxambu: 31ª Reunião Anual da ANPED – Caxambu, 2008.p. 102-132.

______As Infâncias nas tramas da cultura visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I.(Org.). Cultura Visual e Infância: Quando as Imagens Invadem a Escola. 1ed. Santa Maria: editora da UFSM, 2010, v. 1, p. 131-162.

______ A importância das artes na infância. In: CUNHA, S. R. V.da.(Org). As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2014. p.11-54.

______A arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, S. R. V. da.; CARVALHO, R. S. de.(Org). Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017.p.9-26.

DUNCUM, P. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Ed/Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.

GRAUE, E.; WALSH, D. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2003.

ISAACSON, W. Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.

KINCHELOE, J; BERRY, K. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARTINS, R. Porque e como falamos da cultura visual? Goiás: VISUALIDADES FAV/UFG, 2006. P. 63-79. Disponível em:
NUNES, A. Sobre a pesquisa enquanto bricolagem, reflexões sobre o pesquisador como bricoleur. Revista Digital do LAV, Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 30-41 - mai./ago.2014.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TASCHETTO, M. U. O mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a arte pública. Santa Maria, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Santa Maria.

TAVIN, K. Contextualizando visualidades no cotidiano: problemas e possibilidades do ensino da cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Ed/Org.). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009.

TOURINHO, I.; MARTINS, R. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. P. 51-68. Cunha, 2010