Aprendizagem da docência: um estudo com professores do curso pré-vestibular da UFSCAr - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0008

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Cardoso de Moraes

Resumo

Trata-se, este artigo, de uma investigação sobre o processo de aprendizagem da docência de sete professores licenciados e não licenciados do Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de São Carlos (CPV), com o objetivo de analisar as aprendizagens construídas pelos professores no exercício da docência. Apoia-se em estudos sobre a formação de professores, concebendo que a aprendizagem da docência ocorre num continuum por meio da reflexão, na e sobre a ação pedagógica e seu contexto. Foram realizados questionários e entrevistas focalizando como os professores percebem a própria prática. Os resultados mostram que os professores modulam o ensino de acordo com as demandas dos alunos e a análise da experiência vivida ao se envolverem em espaços que, devido à forma de gestão e organização que caracteriza o CPV, extrapolam o âmbito da sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MORAES, A. C. de. Aprendizagem da docência: um estudo com professores do curso pré-vestibular da UFSCAr - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 127–144, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1748. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Alessandra Cardoso de Moraes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), área de concentração Processos de Ensino e de Aprendizagem, desenvolve pesquisa na linha de Formação de professores e outros agentes educacionais. Atua como Professora nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de São Paulo e como tutora do curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância - Universidade Aberta do Brasil sob responsabilidade da referida Universidade - UAB/UFSCar.