Alunos com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais e de seus colegas

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Sueley Carvalho Costa
https://orcid.org/0000-0003-0727-2941
Irani Lauer Lellis
https://orcid.org/0000-0002-5688-9887

Resumo

Pesquisas em habilidades sociais (HS) de alunos com deficiência ainda se mostram timidamente no contexto da Educação Física. O objetivo deste trabalho é conhecer o que alunos com deficiência física pensam sobre suas HS e de seus colegas e sobre sua relação interpessoal nas aulas de Educação Física. Participaram cinco alunos com deficiência física não cadeirantes, de 11 a 15 anos, do ensino fundamental II, do 6° ao 9° ano, de cinco escolas municipais de Santarém-Pará. Para coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise de dados, foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apresentaram que os participantes reconhecem e compreendem suas HS e de seus colegas e concluem que seus colegas ainda têm atitudes de discriminação e exclusão por conta de sua condição física. Contudo, percebem que as HS estão presentes no contexto das aulas de Educação Física e favorecem o contexto inclusivo.

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Como Citar
COSTA, S. C.; LELLIS, I. L. Alunos com deficiência física: cognições sobre suas habilidades sociais e de seus colegas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17436.011. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17436. Acesso em: 25 jun. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sueley Carvalho Costa, Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC/PA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. Participa do Grupo de Pesquisa Cognições e Práticas Formativas Educacionais em Espaços Escolares e não Escolares e no labortório Educação e habilidades Sociais. Atualmente atua como professora efetiva do quadro dos servidores do Estado do Pará como decente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará . Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias. Assuntos de interesse: Educação Física inclusiva, Atividades para pessoas com deficiência, estudo sobre o corpo e atividades corporais, socioeducação.

Irani Lauer Lellis, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará e graduada em Psicologia. É professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), docente de graduação no curso de pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE. Tem desenvolvido estudos na área da Psicologia da Educação, Econômica e do Desenvolvimento, com ênfase em temas sobre Alfabetização Econômica, Cognições e práticas docentes, brincadeira, Habilidades Sociais e educação com indígenas. Desenvolve pesquisas em espaços escolares e não escolares com foco em temas transversais da educação formal e não formal. Coordena o Laboratório de Educação e Habilidades Sociais (LEHS). Membro da ANPEPP, participante do Grupo de Trabalho (GT) Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP. Vice delegada da FBTC no Pará.

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