Políticas da Educação Infantil e o ensino da matemática

Conteúdo do artigo principal

Simone de Oliveira Andrade Silva
Clarilza Prado de Souza

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar a influência do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil na prática docente. Para coleta de informações, contou-se com dois procedimentos: análise documental e entrevistas a professores e coordenadores pedagógicos de Escolas Municipais de Educação Infantil de São Paulo. Para a análise dos documentos, tomou-se como referência a Abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen J. Ball e Richard Bowe. Foram analisados os contextos de  produção de texto e da prática. Os resultados das entrevistas revelaram que os profissionais mantêm sua forma tradicional de ensino, embora citem do documento como um modelo unificador nacional dos documentos pedagógicos da escola.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, S. de O. A. .; PRADO DE SOUZA, C. Políticas da Educação Infantil e o ensino da matemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.17086.209209231159.1105. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17086. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Simone de Oliveira Andrade Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Pós-Doutoranda, Doutora e Mestra pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP, Pedagoga, coordenadora pedagógica na Educação Básica da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Integrante do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais – NEARS – PUC/SP.

Clarilza Prado de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorados pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996 e 2015) . Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Participa do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne mais de 34 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq , que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, .que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1D. (Fonte: Currículo Lattes)