Ainda Paulo Freire: um ensaio sobre a atualidade da Pedagogia do Oprimido

Conteúdo do artigo principal

Eldon Henrique Mühl

Resumo

O ensaio analisa a importância do educador Paulo Freire e a atualidade de sua obra principal, Pedagogia do Oprimido. Destaca a interligação entre a construção do texto e a tessitura da vida do educador em defesa de uma educação libertadora. Ressalta a originalidade da obra de Freire enquanto um texto artesanal, nascido da oralidade e da sua práxis, mas ao mesmo tempo clássico, que mantém sua eficácia pedagógica no decorrer dos anos. Sem subestimar as muitas críticas de parte dos que a julgam uma obra menor, a concepção do ensaio é que a sua singelezanão tem impedido de ser considerada uma das mais importantes obras da pedagogia de todos os tempos. O reconhecimento de sua contribuição no campo educacional pode ser atestado  pelo impacto que tem produzido na pesquisa sobre educação e no desenvolvimento de inúmeras iniciativas pedagógicas orientadas pelos seus princípios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MÜHL, E. H. Ainda Paulo Freire: um ensaio sobre a atualidade da Pedagogia do Oprimido. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.116749.015. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16749. Acesso em: 26 jun. 2022.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Unicamp e Pós-Doutor pela Universidade do Minho-PT. Licenciado em Filosofia pela Unicamp, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de  Passo Fundo.