Investigação temática freireana e o enfoque CTS no ensino de ciências: currículos e práticas no Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Schwan
Rosemar Ayres dos Santos

Resumo

Este relato é produto de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Federal da Fronteira Sul. A temática surgiu da implantação de uma usina hidrelétrica no município de Roque Gonzales, RS. O objetivo constituiu em construir possibilidades de práticas escolares e colaborar junto à educação CTS e os pressupostos de Paulo Freire, contribuindo na interação de professores das disciplinas de Ciências e Geografia, com trabalhos concretos em sala de aula, com estudantes do 9º ano no Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal situada no mesmo munícipio de implantação do empreendimento, utilizando questionários para a identificação de conteúdos, e como forma de contribuir na análise da prática, usamos diários de bordo com memórias do pesquisador e estudantes. Deste modo, procuramos estimular a participação docente no planejamento de aulas que tragam problemáticas reais da Ciência-Tecnologia e aos estudantes a emergirem de uma consciência ingênua para uma concepção crítica de sua realidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SCHWAN, G.; SANTOS, R. A. dos. Investigação temática freireana e o enfoque CTS no ensino de ciências: currículos e práticas no Ensino Fundamental. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16585.209209228702.0807. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16585. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Guilherme Schwan, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professor de Ciências na rede municipal de ensino do município de Santo Ângelo/RS.

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Física Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul.