Pandemia e educação: em busca de inéditos-viáveis

Main Article Content

Valeria Vasconcelos
Dulce Consuelo Andreatta Whitaker

Resumo

O presente ensaio visa a promover reflexões sobre a pandemia como situação-limite nos tempos atuais, denunciar alguns dos condicionantes ideológicos que obnubilam a compreensão da realidade e apontar possibilidades na área da educação como enfrentamento do que está posto. Apoiamo-nos em um referencial teórico crítico, tendo Álvaro Vieira Pinto, Lucien Goldmann, Paulo Freire, Achile Mbembe e Ailton Krenak como aportes principais. Balizamo-nos por algumas questões: O que a pandemia desmascara? Quais os motivos de sua negação por boa parcela da população? Como as escolas podem atuar para desnudar a presente unidade epocal e anunciar outras formas de ver e viver o mundo num futuro próximo? Partimos do princípio que de que a consciência possível se constrói dentro de uma ideologia e que desvelar as falácias da necropolítica e dos ditames do neoliberalismo podem apontar rumos para a construção de inéditos-viáveis na escola e fora dela.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
VASCONCELOS, V.; ANDREATTA WHITAKER, D. C. Pandemia e educação: em busca de inéditos-viáveis. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-9, 26 jun. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Valeria Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara

Socióloga. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora emérita da UNESP (APOSENTADA).