Saberes da docência universitária e Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação

Conteúdo do artigo principal

Hamilton Perninck Vieira
Jacques Therrien
https://orcid.org/0000-0001-5458-365X

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutoramento entre 2016 e 2020 que objetiva compreender a partir da ontologia, da epistemologia e da práxis pedagógica a dialética das aproximações e/ou dos distanciamentos dos saberes da docência universitária em relação ao Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire. Trata-se de um estudo etnometodológico de abordagem qualitativa, a partir da bricolagem científica enquanto postura investigativa. A pesquisa bibliográfica, a análise documental, o questionário on-line, a entrevista com base em casos hipotéticos de ensino e a entrevista de explicitação foram as técnicas de coleta de dados vivenciadas com seis mestres e doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) entre 2004 e 2017. Os achados apontaram que o Ciclo do Gnosiológico freiriano contribui para pensar e impulsionar a constituição dos saberes da docência universitária a partir da do-discência, da pesquisa e do diálogo intersubjetivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PERNINCK VIEIRA, H.; THERRIEN, J. Saberes da docência universitária e Ciclo Gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16385.209209230208.0904. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16385. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Hamilton Perninck Vieira, Secretaria Municipal de Educação (SME) em Fortaleza-CE

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, Fortaleza, CE, Brasil). Professor da Secretaria Municipal de Educação (SME) em Fortaleza, CE, Brasil.

Jacques Therrien, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE)

Doutor em Educação pela Cornell University (Estados Unidos da América). Tem pós-doutorado na Université Laval, Canadae na Universitat de Valencia, Espanha. Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa 'Saber e Prática Social do Educador'. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde foi Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).