A gestão da UEIIA/UFSM em tempos de Covid-19: escuta, diálogo e rupturas

Main Article Content

Viviane Ache Cancian
Juliana Goelzer
https://orcid.org/0000-0002-2733-5244

Resumo

Neste texto o objetivo é apresentar algumas das ações que temos realizado, enquanto equipe de gestão, no contexto da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA/UFSM/RS), frente ao distanciamento social provocado pela Covid-19. Tais ações passam por discussões, análises e proposições do que é possível nesse momento, com os sujeitos que temos, através de um olhar atento, com escuta sensível, envolvimento e diálogo constante entre todos, garantindo a identidade da UEIIA. Tomando por base a legislação nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 2009; CAMPOS; ROSEMBERG, 2009) e referenciais na área da Educação Infantil que partem de uma perspectiva de escuta e acolhimento (RINALDI, 2014; STACCIOLI, 2013), consideramos que este é um momento de abertura para novas formas de convívio, de interlocução, de intensificação das relações, com o futuro possível, uma outra cultura institucional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
ACHE CANCIAN, V.; GOELZER, J. A gestão da UEIIA/UFSM em tempos de Covid-19: escuta, diálogo e rupturas. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 10 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Viviane Ache Cancian, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM

Doutora em Educação, professora do Departamento de Metodologia de Ensino/CE/UFSM. Diretora da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM. Grupo de Pesquisa Estudos sobre Infância: Políticas Públicas, Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente/UFSM.

Juliana Goelzer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação, professora do Departamento de Metodologia de Ensino/CE/UFSM. Diretora da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM. Grupo de Pesquisa Estudos sobre Infância: Políticas Públicas, Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente/UFSM.