IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavras-chave: Avaliação em larga escala; Escolas de educação básica; Revisão bibliográfica.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudo de revisão bibliográfica que teve o objetivo de analisar as implicações das avaliações em larga escala nas escolas de educação básica. Foram selecionados 12 artigos em um levantamento, realizado no Portal de Periódicos da Capes, que localizou 118 artigos. Concluiu-se que evidências da centralidade da avaliação em larga escala no cotidiano escolar podem ser notadas, dentre outras, por iniciativas pedagógicas de treino dos alunos para as provas, pela intensificação do trabalho docente e imposição às escolas de responsabilização dos seus resultados, pela ocultação das desigualdades educacionais produzidas pelos contrastes econômicos e sociais próprios da histórica ocupação territorial desordenada dos municípios brasileiros e pelo processos de exclusão de alunos de inclusão.

Biografia do Autor

Cristiane Machado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Aline Gabriele Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Publicado
2020-08-09
Como Citar
ProfessorO. de; MachadoC.; PereiraA. G. IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-15, 9 ago. 2020.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica