Problematizando paradigmas do Ensino do Teatro com crianças na Rede Pública de Ensino de Santa Maria (RS)

Conteúdo do artigo principal

Diego de Medeiros Pereira
https://orcid.org/0000-0002-6655-0211
Mateus Junior Fazzioni
https://orcid.org/0000-0001-6457-655X
Ana Paula Gomes Marques
https://orcid.org/0000-0002-7176-6885

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir do projeto “Práticas pedagógico-teatrais desenvolvidas com crianças na rede de ensino público de Santa Maria (RS)”, ambos vinculados ao curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi investigar, por meio de levantamento de dados mediante entrevistas semiestruturadas, a existência de práticas artístico-pedagógicas envolvendo a linguagem teatral na rede de ensino público da cidade, bem como observar qual espaço as linguagens artísticas ocupam no cotidiano escolar. A pesquisa buscou constituir um mapeamento do ensino do teatro nesse contexto e, dessa forma, gerar reflexões que pudessem contribuir com a qualificação das práticas pedagógico-teatrais que são desenvolvidas nas escolas. Subsidiam as reflexões autores como: Pereira (2015), Nogueira (2015), Brazil; Marques (2014), Ferreira (2006) entre outras(os), os quais auxiliam a pensar sobre o ensino do teatro em espaços da Educação Básica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, D. de M.; JUNIOR FAZZIONI, M. .; MARQUES, A. P. G. Problematizando paradigmas do Ensino do Teatro com crianças na Rede Pública de Ensino de Santa Maria (RS). Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.16249.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16249. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Teatro. Docente no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),  no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) e no Programa de Pós-graduação em Teatro PPGT. Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq). Diretor e produtor da Trupe da Alegria - grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil de Florianópolis (SC).. Ator, encenador e dançarino. 

Mateus Junior Fazzioni, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFSM) do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq), durante os anos de 2017 e 2018. Atualmente atua como Bolsista de Iniciação Científica (FIPE/UFSM) no Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e como performer pesquisador no Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Ator, Professor-Performer e Pesquisador. Tem interesses na área de Artes, com investigações a respeito do teatro, performance, processos criativos, processos colaborativos e processos artístico-pedagógicos.   

Ana Paula Gomes Marques, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria/RS e Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Professora de Teatro e Atriz. 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.